Mundo

Xi Jinping faz primeira visita oficial ao Tibete como presidente

Depois de 31 anos, um chefe de Estado chinês foi ao território

Foto: Agência Ansa
Xi Jinping quer reforçar presença no Tibete com a visita
Xi Jinping quer reforçar presença no Tibete com a visita

O presidente da China, Xi Jinping, fez sua primeira visita oficial ao Tibete nesta sexta-feira (21), se tornando também o primeiro chefe de Estado a ir ao território em 31 anos.

O líder foi inspecionar a obra da ferrovia Sichuan-Tibete na cidade de Lhasa e a visita também serve para marcar os 70 anos "da libertação pacífica" do território.

Conforme informações da agência de notícias estatal Xinhua e da emissora "CCTV", Xi afirmou que a plena implementação das orientações do Partido Comunista Chinês (PCC) "é a chave" para governar o Tibete "em uma nova era e para escrever um novo capítulo de estabilidade duradoura e de desenvolvimento de alta qualidade para a região".

Segundo o mandatário, as políticas do Comitê Central "são todas corretas" e ficou "demonstrado, ao longo dos anos, que sem o PCC não existiria nem a nova China, nem o novo Tibete".

Xi Jinping havia viajado para o Tibete em 2011, quando era vice-presidente da China, para a comemoração dos 60 anos da libertação. Já a viagem dessa sexta é mais uma forma de Pequim marcar posição dentro do território, que vem recebendo investimentos estatais massivos desde os protestos de 2008.