Mundo

6 medidas que podem ajudar o povo cubano contra a ditadura

As sugestões partiram do grupo de exilados Movimiento Democracia

Políticos e organizações de exilados cubanos veem como um primeiro passo as sanções anunciadas nesta quinta-feira (22 de julho) pelo presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, contra a ditadura cubana, mas pediram novas ações, a começar pela liberação de acesso à internet, na ilha, bloqueada desde os protestos contra o governo de Cuba, em 11 de julho.

Os exilandos consideram as sanções insuficientes diante dos relatos de falsos julgamentos e desaparecimentos forçados na ilha, especialmente de jovens manifestantes .

"É um bom primeiro passo para Biden, mas não é nem perto do suficiente", disse o congressista cubano-americano Carlos Giménez.

O governo Biden anunciou nesta quinta-feira sanções contra o ministro das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) de Cuba, Álvaro López-Miera, e contra a unidade militar de elite popularmente conhecida como vespas negras ou boinas negras.

"Embora seja um bom começo, é preciso fazer mais, é preciso trabalhar para fornecer acesso imediato e sem censura à Internet", disse a congressista cubano-americana María Elvira Salazar.

Por sua vez, o prefeito de Miami, Francis Suárez, afirmou que uma intervenção militar não deve ser descartada.

O grupo de exilados Movimiento Democracia sugere "seis" medidas-chave para ajudar os manifestantes na ilha:

1. "Habilitar a capacidade de conexão à Internet para que o povo de Cuba possa receber informações, enviá-las e se comunicar entre si." O grupo enfatizou que isso inclui convidar as várias embaixadas a ativar a capacidade de Wi-Fi aberto para os cubanos se conectarem.

2. Fortalecer o sinal da TV Martí e ampliar a atuação da Rádio Martí, tanto técnica quanto orçamentária, para que seja mais eficaz na recepção e divulgação das vozes da sociedade civil.

3. Punir os repressores pessoal e individualmente de acordo com a Lei Magnitsky Global sobre Responsabilidade dos Direitos Humanos, que visa impor sanções políticas e econômicas contra agentes envolvidos em abusos graves. 

4. Denunciar constantemente em todos os foros internacionais os desaparecimentos, prisões, torturas e violações dos direitos dos cidadãos cubanos que lutam em Cuba e exija que as instituições que fiscalizam esses direitos exijam sua entrada em Cuba.

5. Convocar uma coalizão internacional de países para “pressionar a ditadura cubana a parar os abusos cruéis dos direitos humanos e respeitar o direito à livre manifestação”.

6. Aplicar os princípios Sullivan de responsabilidade social corporativa (na versão que se aplicaria a Cuba, os Princípios Arcos) para qualquer empresa que faça negócios com Cuba.

O presidente Biden disse quinta-feira que "os Estados Unidos continuarão a punir os responsáveis ??pela opressão do povo cubano" e condenou as "prisões em massa e os falsos julgamentos que condenam injustamente à prisão" aqueles que se atrevem a falar.

Por sua vez, o chefe do Executivo espanhol, Pedro Sánchez, expressou seu respeito pelas sanções anunciadas pelos Estados Unidos contra Cuba, mas considerou necessário que a comunidade internacional se solidarize com a sociedade daquele país.

A este respeito, indicou que ele próprio solicitou ao Governo cubano que inicie as transformações e reformas que se fazem necessárias para que sejam os cubanos que, «sozinhos e sem interferência de ninguém, encontrem o caminho para gozar dos direitos e liberdades "de que a Espanha goza há décadas.

Viva Cuba Livre

A cerimônia do 2021 Premios Juventude, nesta quinta-feira, em Miami, foi marcada pelo apelo de artistas cubanos sobre a situação na ilha após os protestos desencadeados no dia 11 de julho em dezenas de cidades.

Ao grito de "Viva Cuba livre" de Emilio Estefan e Pitbull, os cantores Joncien, Lena, Malena Burke e Yailenys Pérez tocaram "Libertad", enquanto Gente de Zona e Yotuel Romero ofereceram uma versão especial de "Patria y Vida", o tema que tem sido virou hino para quem clama pela queda do regime castrista dentro e fora da ilha.

No vídeo
Patria y Vida

Anteriormente, havia sido transmitida uma mensagem da artista cubana Camila Cabello, que, vestindo uma camiseta que dizia "Patria y vida", fez um apelo em espanhol aos jovens americanos e latino-americanos para apoiar os manifestantes em Cuba.

“Estou muito orgulhosa do meu sangue cubano e ainda mais daqueles que saíram às ruas para liderar a mudança, apesar da repressão, apesar do medo. Vamos unir nossas vozes com a deles, pátria e vida”, expressou Cabello.

Anteriormente, o artista porto-riquenho Farruko havia subido ao palco vestindo uma camiseta que dizia "Miguel Díaz-Canel singao", um insulto muito usado nos dias de hoje para se referir ao presidente cubano.

Mas um dos momentos mais emocionantes da gala foi quando o público do Centro Watsco deu as boas-vindas ao artista venezuelano Chyno Miranda, que apareceu pela primeira vez na televisão depois de mais de um ano lutando contra graves problemas de saúde.

Patria y vida
(Yotuel)

Y eres tú mi canto de sirena
Porque con tu voz se van mis penas
Y este sentimiento ya está añejo
Tú me dueles tanto aunque estés lejos

Hoy yo te invito a caminar por mis solares
Pa’ demostrarte de que sirven tus ideales
Somos humanos aunque no pensemos iguales
No nos tratemos ni dañemos como animales

Esta es mi forma de decírtelo
Llora mi pueblo y siento yo su voz
Tú cinco nuev?, yo doble dos
Sesenta años trancado ?l dominó
Bombo' y platillo a los quinientos de la habana
Mientras en casa en las cazuelas ya no tienen jama

¿Qué celebramos si la gente anda deprisa?
Cambiando al che guevara y a martí por la divisa
Todo ha cambiado, ya no es lo mismo
Entre tú y yo, hay un abismo
Publicidad de un paraíso en varadero
Mientras las madres lloran por sus hijos que se fueron

Se acabó, tú cinco nueve, yo doblé dos
Ya se acabó, sesenta años trancado el dominó, mira
Se acabó, tú cinco nueve, yo doblé dos
Ya se acabó, sesenta años trancado el dominó

Somos artistas, somos sensibilidad
La historia verdadera, no la mal contada
Somos la dignidad de un pueblo entero pisoteada
A punta de pistola y de palabras que aún son nada

No más mentiras, mi pueblo pide libertad, no más doctrinas
Ya no gritemos patria o muerte si no patria y vida

Y empezar a construir lo que soñamos, lo que destruyeron con sus manos

Que no siga corriendo la sangre, por querer pensar diferente
¿Quién le dijo que Cuba es de ustedes, si mi Cuba es de toda mi gente?

Se acabó, ya se venció tu tiempo, se rompió el silencio
Ya se acabó, ya se acabó la risa y el llanto ya está corriendo
Se acabó, y no tenemos miedo, se acabó el engaño
Ya se acabó, son sesenta y dos haciendo daño

Allí vivimos con la incertidumbre del pasado, plantado
Quince amigos puestos, listos pa' morirnos
Izamos la bandera todavía la represión del régimen al día
Anamel y ramón firme con su poesía
Omara ruiz urquiola dándonos aliento, de vida
Rompieron nuestra puerta, violaron nuestro templo
Y el mundo 'tá consciente de que el movimiento san isidro continúa puesto

Seguimos en las mismas, la seguridad metiendo prisma
Esas cosas a mí como me indignan, se acabó el enigma
Ya 'sa tu revolución maligna, soy funky style aquí tienes mi firma
Ya ustedes están sobrando no le queda, ya se van bajando
El pueblo se cansó de estar aguantando, un nuevo amanecer estamos esperando
Se acabó, tú cinco nueve, yo doblé dos

Ya se acabó, sesenta años trancado el dominó, mira
Se acabó, tú cinco nueve, yo doblé dos
Ya se acabó, sesenta años trancado el dominó

Patria y vida
Patria y vida
Patria y vida