Música

Ana Mametto homenageia ícones da cultura afro no Domingo no TCA

Cantora apresenta "Saudação", neste domingo, às 11h, no YouTube do TCA e na TVE Bahia

Flora Negri

?Saudação? faz um tributo às raízes musicais de Ana Mametto

Em julho, o projeto Domingo no TCA será embalado pela voz da cantora Ana Mametto e sua reverência à musicalidade afro-brasileira. O álbum visual “Saudação” vai ao ar neste dia 25 de julho, às 11h, no canal de YouTube do Teatro Castro Alves (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e exibição simultânea na TVE Bahia: pela televisão ou no portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline.

São 12 faixas musicais, que revisitam compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB): personagens com quem a artista tem profunda identificação. “Saudação” traz canções de Dorival Caymmi, do grupo Os Tincoãs, Vinicius de Moraes e Baden Powell (do disco “Os Afro-Sambas”), além de músicas que foram interpretadas pela cantora Clara Nunes. O registro audiovisual da gravação do álbum foi realizado pelos videomakers Marcus Maia e Nelma Belchote, da Cara de Rã Produções. 

Idealizado e produzido durante o período de isolamento social, “Saudação” faz um tributo às raízes musicais de Ana Mametto, saudando ícones que a influenciam.

“Esse momento difícil de pandemia nos faz revisitar muitas coisas dentro de nós, e esse álbum vem para saudar artistas que têm uma ligação direta com a minha carreira e que são fundamentais para a cultura afro-brasileira”, destaca.

Ao lado dos músicos Yacoce Simões (produção, arranjos e piano) e Citnes Dias (percussão), a artista interpreta três músicas de cada homenageado.  

Estão no repertório composições como “As Forças da Natureza”; “Canto para Xangô”, do disco “Os Afro-sambas; “Atabaque Chora”, de Os Tincoãs; e “Canoeiro”, de Dorival Caymmi.

O álbum ainda conta com as músicas “Banho de Manjericão” (João Nogueira/ Paulo César Pinheiro) e “Nação” (Aldir Blanc/João Bôsco/Paulo Emílio), imortalizadas por Clara Nunes.

De Baden Powell e Vinícius de Moraes, “Canto de Yemanjá” e “Labareda”; De Caymmi, “O Bem do Mar” e “O Vento” e, da banda Os Tincoãs, “A Força da Jurema” (Dadinho/Heraldo/Mateus Aleluia) e “Canto pra Yemanjá” (Mateus Aleluia/ Dadinho).  

O Quê: Domingo no TCA  - Ana Mametto em “Saudação”  

Quando: 25 de julho de 2021 (domingo), 11h 

Onde: Exibição pela TVE Bahia e no canal do Teatro Castro Alves no YouTube 

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial