Livros

Jornalista lança livro de crônicas sobre a velha boemia baiana

As histórias revelam o jeito baiano de viver noite e dia no final do século XX

O jornalista e escritor baiano Otto Freitas acaba de lançar seu novo livro, Aquele jeito baiano de ser boêmio.

Com ilustrações do artista plástico Elano Passos, a obra reúne 35 crônicas em 144 páginas recheadas de bom humor e informação sobre a Bahia, principalmente Salvador, nas três últimas décadas do século passado. Os textos falam de boemia e de história, patrimônio natural e cultural, hábitos e costumes baianos naquele tempo.

“Esse projeto saiu da gaveta no isolamento provocado pela pandemia”, revela o jornalista Otto Freitas.

O lançamento é do selo editorial P55 Edição, que já havia publicado, em 2019, outra obra do escritor: Um bocadinho de poesia

Aquele jeito baiano de ser boêmio saiu em formatos físico e digital (PDFe e-pub) – o digital está disponível para download gratuito no site da editora (www.p55.com.br). O físico está à venda por R$ 40 e pode ser adquirido também pelo site da P55 Edição, ou através de contato telefônico ou WhatsApp (71.98155-2957).

Otto Freitas, 68 anos, baiano de Salvador, é jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em 1980. Teve atuação na imprensa baiana desde 1973. Ocupou vários cargos na Tribuna da Bahia, Diário de Notícias e revista de turismo Viver Bahia; foi repórter free-lancer das sucursais do Estado de São Paulo e O Globo; chefe de reportagem da TV Bahia/Globo; e redator-chefe do Bahia Hoje, primeiro jornal informatizado na Bahia.

Junto com parceiros diversos (Jose Barreto de Jesus, Andreia Nascimento e Washington Souza Filho), é autor de seis livros para o programa editorial mantido pela Assembleia Legislativa da Bahia – Alba. De sua lavra já foram lançados os perfis biográficos do Mestre Pastinha, do artista plástico Carybé e do cartunista Lage. O jogador Biriba, ídolo do Bahia campeão da Taça Brasil de 1959, o Mestre Bimba e o pintor Edvaldo Assis, ainda inéditos, estão na fila para a impressão.