Esportes

Tênis: Nadal arrasa e Djokovic leva um susto em Roland Garros

Nadal não precisou jogar o seu melhor tênis para avançar às quartas de final

Foto: Instagram/Reprodução
Djokovic
Djokovic

Contra rivais italianos, Rafael Nadal e Novak Djokovic tiveram o mesmo destino nesta segunda-feira em Roland Garros, confirmando o favoritismo. Mas percorreram caminhos diferentes até a vitória. Se o espanhol venceu Jannik Sinner em três sets, o número 1 do mundo precisou de cinco e ainda contou com o abandono de Lorenzo Musetti.

Nadal não precisou jogar o seu melhor tênis para avançar às quartas de final. Ele oscilou, mas mostrou eficiência para despachar Sinner por 7/5, 6/3 e 6/0. Assim, segue firme na busca do 14º título do Grand Slam francês.

Nas quartas, Nadal vai enfrentar o argentino Diego Schwartzman, que passou pelo alemão Jan-Lennard Sturff também em três sets: 7/6 (9/7), 6/4 e 7/5. Os dois mediram forças também no ano passado, nas semifinais, e a vitória foi do espanhol. "São quartas de final de Roland Garros. A gente sempre espera que seja difícil", disse Nadal, que perdeu para Schwartzman apenas uma vez em 11 confrontos.

Com o triunfo, Nadal igualou a marca que mais cedo Djokovic também alcançou ao superar Musetti. Ambos chegaram às quartas em Paris pela 15ª vez e dividem o recorde no tradicional torneio disputado no saibro.

Com mais uma vitória por 3 a 0, o espanhol ostenta 35 sets seguidos em Roland Garros e precisa de mais seis para igualar o recorde histórico do sueco Bjorn Borg, que entre 1979 e 1981 conseguiu 41 sets em sequência.

Em que pese ter avançado sem mais uma vez perder um set sequer, Nadal não encontrou tanta facilidade diante de Sinner, que chegou a ganhar quatro games em sequência, ficou muito perto de vencer a primeira parcial, mas vacilou no momento decisivo. O espanhol reagiu, devolveu a quebra que sofrera e ganhou mais um game para fazer 7/5.

O "Toro Miúra" oscilou também no segundo set, mas conseguiu abrir 4/0, o que facilitou muito seu caminho, mesmo tendo seu saque quebrado duas vezes. Ele anotou outra quebra em cima do jovem italiano e ganhou por 6/3. No terceiro set, Nadal foi dominante e não deu mais brechas para o oponente, selando o triunfo com um "pneu", ou seja, sem perder um game sequer.

Susto

Depois de somar vitórias tranquilas nos primeiros duelos em Roland Garros, o sérvio tomou um grande susto diante de Musetti (76º do mundo) ao precisar de cinco sets para garantir vaga nas quartas. O primeiro do ranking ainda contou com a desistência do adversário por causa de uma lesão na virilha e marcou 6/7 (9/7), 6/7 (7/2), 6/1, 6/0 e 4/0.

No primeiro set, Djokovic chegou a abrir 3 a 1 no placar, mas o jovem, de 19 anos, mostrou muita habilidade para se recuperar e levar a disputa para o tie-break. No desempate, o sérvio chegou a ter 4 a 1, mas viu o rival, mais uma vez, reagir e fechar em 9 a 7.

No segundo set, foi a vez de Musetti fazer 3 a 1, mas com resposta imediata de Djokovic. No tie-break, o italiano somou quatro pontos seguidos e depois administrou para fazer 2 sets a 0.

Ao sentir a pressão, o sérvio aproveitou o intervalo para deixar a quadra e esfriar o ritmo de Musetti. A tática deu certo e Djokovic só perdeu um game nos dois sets seguintes, igualando a disputa. O italiano perdeu o ritmo, a concentração e passou a cometer muitos erros.

Sem moral, Musetti ainda teve de conviver com dores na virilha, que tornaram impossível qualquer disputa com Djokovic, que com grande facilidade abriu 4 a 0, apesar de um pequeno corte no dedo indicador direito. Com 0 a 30 no placar, o italiano desistiu do jogo, mas deixou a quadra bastante aplaudido pelo público presente.

Além da classificação para as quartas de final, Djokovic também se tornou o tenista com mais vitórias em partidas de cinco sets em Grand Slam, chegando ao 31º triunfo e deixando para trás o suíço Roger Federer, com 30.

Nas quartas de final, Djokovic vai enfrentar o também italiano Matteo Berrettini, descansado, pois avançou direto após a desistência de Roger Federer. Djokovic e Berrettini só se enfrentaram uma vez, com vitória do sérvio no ATP Finals do ano passado.