Comportamento / Mundo

Obra do fotógrafo Thiago Borba mostra em Londres a beleza negra

Assunto é destaque no programa Mosaico, do Focus Brasil

Foto: Thiago Borba
"Black is beautiful"

A beleza pode, sim, ter um sentido muito além da pura estética. Ela pode ser um elemento de afirmação, orgulho, auto estima, resgate e empoderamento.

Tudo isso está contido na arte fotográfica de Thiago Borba. Seu trabalho nos leva ao tempo em que o grito de guerra "Negro é lindo" ("Black is beautiful") ecoou pelo planeta. Esse grito segue sendo mais que necessário.

No vídeo
Elis Regina canta "Black is beautiful", de Marcos Valle

"Black is beautiful" foi um grito de guerra que virou slogan para uma das mais afirmativas ações das comunidades de origem africana em todo o mundo.

Se o epicentro desse movimento foi os Estados Unidos, incorporando música, teatro, moda e comportamento, os reflexos foram sentidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, motivando uma canção de Jorge Ben Jor adequadamente intitulada "Negro é lindo".

Ouça
Negro é Lindo - Jorge Ben Jor

Produzida 4 décadas depois da eclosão do movimento, a série "Black is beautiful", de Thiago Borba, incorpora os 40 anos de radicais mudanças na percepção da beleza negra. Não a partir dos padrões de fora para dentro e, sim, o inverso.

A obra do fotógrafo Thiago Borba já foi exposta em Londres e está em processo de ser levada para os Estados Unidos e outros países.

beleza negra
Foto: Thiago Borba (@t_borba)

Afinal, embora tenha percorrido um longo caminho ainda é importante sempre ressaltar que "black is beautiful".

A reportagem em vídeo está no Mosaico, programa do Focus Brasil no YouTube