Cinema / Música / Palco

Curta de Casa: documentário traz sabores e saberes de Santo Amaro

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Amanda Oliveira/Flickr/Creative Commons
Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano

Este é o podcast Curta de Casa. E antes de mais nada aqui vai aquele abraço para os ouvintes da Rádio Nova da Língua Portuguesa, nossa parceira // Você que ouve o Curta de Casa pode acessar a Rádio Nova da Língua Portuguesa no endereço www.rnlp.me.É Muito legal!



***

Nosso Curta de Casa começa hoje falando de uma paixão enorme por Santo Amaro, nutrida, vivida por dois de seus filhos ilustres: a cantora, compositora e chef de cozinha Stella Maris e o cantor, compositor e pesquisador Roberto Mendes.

Através da sua ONG Roda Baiana Stella Maris está realizando o projeto “Saberes Quilombolas : vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas”, que tem como produto o documentário inédito “Sabores e Saberes”.

O filme  mostra os sabores e saberes dos quilombos de Santo Amaro - Alto do Cruzeiro/Acupe, São Brás e Cambuta e tem curadoria de Roberto Mendes e da própria  Stella, que falou ao Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir Stella Maris (a partir de 1 minuto 29 segundos)

O documentário “Sabores e Saberes” será lançado no dia 14 de maio, às sete da noite  no  instagram #saberesquilombolas e no YouTube da ONG Roda Baiana. 

Roberto Mendes diz como é participar deste projeto.

Clique no Play para ouvir Roberto Mendes (a partir de 2 minutos 38 segundos)

Realizado pela Canto do Galo Filmes “Sabores e Saberes” tem produção executiva de Plínio Gomes, que também assina com Bruno Saphira a pesquisa, roteiro e direção; Bruno Saphira atua ainda como cinegrafista. E é ele quem fala com a gente

Clique no Play para ouvir Bruno Saphira (a partir de 3 minutos 15 segundos)

No Alto do Cruzeiro, em Acupe, a equipe registrou o Nego Fugido, a Burrinha de Acupe, a Capoeira Mestre Galo, a confecção do secador (roda de cipó) e o preparo do dendê de pilão. No quilombo São Brás as gravações giraram em torno do Samba Chula, do mestre de samba João Saturno (João do Boi) do trabalho de defumação dos camarões e das marisqueiras.

No Cambuta, que é um quilombo urbano, virou bairro no meio da cidade, foram colhidos depoimentos sobre o processo de reconhecimento do quilombo, a luta da comunidade com a poluição, samba de roda e pertencimento. Plínio Gomes conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir Plínio Gomes (a partir de 4 minutos 34 segundos)

Agora é se agenda para a estreia. Dia 14 de maio, às sete da noite, no Instagram @saberesquilombolas e no YouTube da ONG Roda Baiana.

***

E vamos agora falar de dança. No segundo episódio do especial comemorativo dos 40 anos do Balé Teatro Castro Alves, o BTCA, vamos destacar a relação com o público, as turnês, e o grande desafio de manter em funcionamento uma companhia pública de balé com um corpo fixo de artistas.

Para falar sobre o assunto, o jornalista Roberto Aguiar conversou com a bailarina Lila Martins, que é parte do corpo artístico do BTCA desde 1986, e com a Eliana Pedroso, produtora cultural, formada em dança pela UFBa e integrante do BTCA desde o começo.

Clique no Play para ouvir a segunda reportagem sobre o BTCA (a partir de 6 minutos 4 segundos)

***

Continuamos em cena. Gero Camilo - artista que trafega com desenvoltura por diferentes linguagens - apresenta o seu novo show Elixir de Cauim, de sexta a domingo, neste final de semana e no próximo.

Com duração de uma hora, o show reúne 13 músicas de seus dois CDs (Canções de Invento, de 2008, e Megatamainho, de 2014), além de composições inéditas de seu novo álbum, que est[á em fase de finalização e se chama Fruto da Beleza. 

Gero Camilo faz o convite.

Clique no Play para ouvir Gero Camilo (a partir de 11 minutos 11 segundos)

***

E esta notícia chega de Alagoinhas, cidade do interior baiano, bem próxima a Salvador. Um projeto lança mão de várias formas de arte para tratar de vários assuntos que são importantes para a comunidade. Na reportagem de Luiz San Martin.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a arte em Alagoinhas(a partir de 12 minutos 1 segundo)

***

Iara Rennó tem mais de 100 músicas gravadas em álbuns próprios ou de grandes artistas brasileiros e portugueses, como Elza Soares e Ney Matogrosso. 

Cantora, compositora, instrumentista, produtora, performer, atriz, poeta ela atua também como produtora e diretora musical em discos e espetáculos e diretora artística de shows e filmes. 

Agora ela colocou no ar a websérie musical Pra te Abraçar.

Iara Renó conta mais para gente.

Clique no Play para ouvir Iara Renó (a partir de 14 minutos 9 segundos)

No vídeo
Pra Te Abraçar - Episódio Dois - Iara Rennó convida Céu, Joy Espíndola e Curumin

***

Criada a partir do projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, a Casa do Benin, que fica na Rua Padre Agostinho Gomes, no Pelourinho, tem um acervo composto por cerca de 150 peças originárias do Golfo do Benin.

Os itens foram colecionados pelo fotógrafo francês Pierre Verger ao longo das viagens realizadas à África, para estudar os fluxos e refluxos entre o continente africano e a Bahia. 

E a Casa do Benin celebra 33 anos com uma programação super rica.

Francisco Artur e Laís Matos foram conferir.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a Casa do Benin (a partir de 16 minutos 46 segundos)

***

Em homenagem ao Dia das Mães, no dia 9 de maio, às cinco da tarde o cantor e compositor Dão apresenta a Live Show Dão Canta Roberto, no canal do YouTube Dão Black.  Ele falou ao Curta.

Clique no Play para ouvir o cantor e compositor Dão (a partir de 22 minutos 38 segundos)

No vídeo
Dão Canta Roberto

***

Você já se deu conta de que nossas heroínas brasileiras não recebem a atenção que merecem? Pois um espetáculo infantil quer corrigir isso...

Na reportagem de Laís Matos.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre teatro infantil (a partir de 24 minutos 57 segundos)

***

Podcast é muito legal mesmo. Sei que nós somos suspeitas para falar, mas que é legal, é. E de lá da Baixada Santista chega o podcast Mulheres de Lá para Cá.

Joyce Melo tem mais informações.

Clique no Play para ouvir sobre o podcast Mulheres de Lá para Cá (a partir de 26 minutos 57 segundos)

***

E a gente encerra o Curta de Casa de hoje apresentando Marina Mathey. A cantora, atriz e ativista pelos direitos da comunidade LGBTQI+ Marina Mathey fala agora sobre seu show Trava.

Clique no Play para ouvir Marina Mathey (a partir de 28 minutos 42 segundos)

No vídeo
Show TRAVA – Marina Mathey + Banda