Bahia / Música

Recital virtual da OSBA terá Chopin, Bach e Chiquinha Gonzaga

O recital em vídeo vai ao ar no dia 23 de abril (sexta)

Buscando diversas maneiras de realizar a programação de abril ainda em formato virtual, a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza um Recital Solo de Violino com Priscila Rato, spalla da OSBA.

No programa deste recital, a violinista propõe uma viagem no tempo e no espaço através da música, que inicia no barroco alemão com Bach (1685-1750) e Telemann (1681-1767), passando pelo romantismo francês de Chopin (1810-1849), chegando à compositora brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935).

O vídeo-recital conta ainda com a participação especial do músico e arranjador Marcelo Caldi,fazendo um duo com Priscila de sanfona e violino na “Mazurka Op. 63, nº 2 em Fá menor”, de Chopin. O recital em vídeo vai ao ar no dia 23 de abril (sexta), às 19h, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia)

Priscila Jammal

Priscila Rato iniciou seus estudos em violino aos 08 anos

Para a violonista Priscila Rato, a escolha do programa deste recital partiu de obras que a spalla tem grande afeição e que não são do repertório violinístico, como a “Mazurka Op. 63, nº 2 em Fá menor” e a “Mazurka Op. 17, nº 4”, de Chopin, que tiveram arranjo especial de Marcelo Caldi para violino para a ocasião deste vídeo.

A ideia é conduzir o público a uma viagem musical trazendo obras de diferentes contextos. “Como violinista, é um desafio, pois por serem de estilos diferentes, têm linguagens técnica e interpretativa bastante distintas”, completa Priscila. O programa encerra com “Corta Jaca”, uma das músicas mais lembradas da compositora e pianista e primeira maestrina do Brasil, Chiquinha Gonzaga, que também teve  arranjo de Marcelo Caldi. 

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982,.é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

Serviço:

O quê: Recital Virtual da Osba

Quando:23/ABR (sexta) – RECITAL SOLO PRISCILA RATO
Vídeo no ar no YouTube da OSBA

Horário: 19h

Solista: Priscila Rato (violino)

Participação especial: Marcelo Caldi (sanfona)

Programa:

G. P. TELEMANN – Fantasia para violino solo nº 10 em Ré maior

G. P. TELEMANN – Fantasia para violino solo nº 1 em Si bemol maior

J. S. BACH – “Allemande” da Partita nº 2 para violino solo em Ré menor, BWV 1004

F. CHOPIN – Mazurka Op. 63, nº 2 em Fá menor (arranjo: Marcelo Caldi)

F. CHOPIN – Mazurka Op. 17, nº 4 (participação especial de Marcelo Caldi)

CHIQUINHA GONZAGA – Corta jaca (arranjo: Marcelo Caldi)