No mês de maio, a parceria da Califórnia Filmes com a Versátil trará ao público mais 12 filmes exclusivos. A venda é feita no site da distribuidora de home vídeo (versatilhv.com.br), e a entrega será a partir de 26 de maio.
A seleção conta com ganhadores de diversos prêmios e de sucesso no circuito de arte. Em Blu-Ray serão lançados A Caça, de Thomas Vinterberg, indicado do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2014, e prêmio de interpretação masculina, em Cannes 2012, para Madds Milkkensen, e do Júri Ecumênico, e Dívida de Honra, faroeste de Tommy Lee Jones, também exibido em Cannes, e que tem no elenco além do próprio ator, Hilary Swank, Meryl Streep e Tim Blake Nelson. Os produtos trazem novas artes em luva reforçada com verniz UV e laminação fosca e estojo translúcido/leitoso
Ao todo, serão lançados 10 títulos em DVD com novas artes de capa com foto no verso. Entre eles estão Eu e Você, de 2012, último longa do mestre italiano Bernardo Bertolucci; Pieta, que rendeu o prêmio máximo no Festival de Veneza (2012) ao cultuado e polêmico cineasta sul-coreano Kim Ki-duk; O Amante Duplo, de François Ozon, exibido em Cannes, 2019; e Sabor da Vida, de Naomi Kawase, também exibido no Festival em 2015, e premiado na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Abaixo a lista completa com mais detalhes de todos os títulos que serão lançados em maio.
Blu-Ray
A Caça (The Hunt, 2012)
Direção: Thomas Vinterberg
Sinopse: Mads Mikkelsen interpreta um professor primário competente e querido por todos, que vê sua vida ameaçada quando é acusado injustamente por uma criança de a ter tocado de maneira inapropriada.
Principais prêmios: Oscar: Indicação Melhor Filme Estrangeiro, 2014
Festival de Cannes: Seleção Oficial, e Prêmio de Interpretação Masculina (Mads Mikkelsen), e Prêmio do Júri Ecumênico, 2012
Globo de Ouro: Indicação Melhor Filme Estrangeiro, 2014
Bafta: Indicação Melhor Filme Estrangeiro, 2014
Dívida de Honra (The homensman, 2014)
Direção: Tommy Lee Jones
Sinopse: Três mulheres dadas como loucas são ser levadas para o outro lado dos EUA por uma mulher corajosa (Hilary Swank), que emprega um andarilho (Jones) para a ajudar na tarefa, mas acontecimentos inesperados mudam a jornada.
Principais prêmios: Cannes: Seleção Oficial, 2014
Women Film Critics Award: Melhor elenco feminino; Indicação: Interpretação Corajosa (Swank), Filme sobre questões femininas, Ator (Jones)
DVD
Amaldiçoada (Brimstone, 2016)
Direção: Martin Koolhoven
Sinopse: Liz (Dakota Fanning) é uma jovem que tenta esquecer o seu passado, mas a chegada de um novo reverendo (Guy Pearce) no seu vilarejo torna isso impossível.
Principais prêmios: London Film Festival: Seleção Oficial, 2016
Festival de Veneza: Seleção Oficial, 2016
Atrás da Porta (The Door, 2012)
Direção: István Szabó
Sinopse: O veterano diretor húngaro, István Szabó, adapta um clássico da literatura do seu país, protagonizado por uma empregada (Helen Mirren) e uma escritora (Martina Gedeck), que mantêm uma amizade peculiar.
Principais prêmios: Festival de Moscou: Seleção Oficial, 2012
Eu e Você (Io e te, 2012)
Direção: Bernardo Bertolucci
Sinopse: O último filme do aclamado diretor italiano é protagonizado por um adolescente introvertido que mente para os pais que irá passar as férias numa estação de esqui, mas fica o tempo todo sozinho num porão, até que a chegada de outra jovem muda tudo.
Principais prêmios: David di Donatello: Indicação: Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Atriz (Tea Falco), Fotografia e Trilha Sonora, 2013
Invasores (Shut in / Intruders, 2015)
Direção: Adam Schindler
Sinopse: Anna sofre de agorafobia tão severa que passa mal e não consegue reagir aos três homens que invadem sua casa. Porém, esse não é o único problema das jovem.
Principais prêmios: Los Angeles Film Festival: Seleção Oficial, 2015
O Amante Duplo (L’amant double, 2017)
Direção: François Ozon
Sinopse: Chloé (Marine Vacth) é uma jovem frágil que acaba se apaixonando por seu analista, Paul (Jérémie Renier), com quem vai morar. Mais tarde, descobre que ele tem um irmão gêmeo (também interpretado por Renier).
Principais prêmios: Festival de Cannes: Seleção Oficial, 2017
O Grande Assalto 11.6 (11.6, 2013)
Direção: Philippe Godeau
Sinopse: François Cluzet interpreta o protagonista, Toni Musulin, um segurança de carro forte que sempre fez seu trabalho com competência. Um dia, sem explicação, ele foge com o carro portando 11,6 milhões de Euros, e desaparece com dinheiro deixando para trás sua mulher e várias questões.
Principais prêmios: Festival Internacional de Karlovy Vary: Seleção Oficial, 2013
O Jovem Karl Marx (Le jeune Karl Marx, 2017).
Direção: Raoul Peck
Sinopse: Raoul Peck (indicado ao Oscar por Eu não sou o seu negro) dirige essa cinebiografia do alemão Karl Marx (August Diehl), que acompanha os anos de formação do filósofo, e o nascimento de sua amizade com Friedrich Engels (Stefan Konarske), e seu romance com sua futura mulher, Jenny von Westphalen (Vicky Krieps).
O Substituto(Detachment, 2011)
Direção: Tony Kaye
Sinopse: Adrien Brody (ganhador do Oscar por “O Pianista”) interpreta um professor substituto que está sempre mudando de turmas para evitar se apegar com os alunos, mas isso muda quando vai trabalhar numa escola problemática.
Principais prêmios: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: Prêmio de Público, 2011
Festival de Deauville: Prêmio da Crítica, e Prêmio Revelação, 2011
Pieta (Idem, 2012)
Direção: Kim Ki-duk
Sinopse: Kong-do ganha a vida cobrando dívidas de forma violenta. A chegada de uma mulher dizendo ser sua mãe o faz repensar suas atitudes.
Principais prêmios: Festival de Veneza: Leão de Ouro, 2012
Fantasporto: Semana do Diretor: Melhor filme, 2013
Festival Internacional de Dubai: Melhor direção, 2013
Sabor da Vida (An, 2015)
Direção: Naomi Kawase
Sinopse: Sentaro tem um pequeno negócio em que produz e vende dorayakis, mas as coisas não andam bem. Uma senhora idosa se oferece para ajudar na cozinha, e ele aceita relutante. A receita secreta dela, porém, transforma a loja num sucesso.
Principais prêmios: Festival de Cannes: Seleção da Seção Um Certo Olhar, 2015
Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: Prêmio de Público, 2015