Esportes

Libertadores: Santos terá vantagem sobre o San Lorenzo em Brasília

O técnico santista lamentou o fato de a equipe ter sofrido mais um gol na temporada

Foto: Ivan Storti/Santos
Ângelo quebra um recorde que já durava 59 anos

O Santos ficou mais perto de uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores ao derrotar o San Lorenzo por 3 a 1, na terça-feira, em Buenos Aires, na Argentina, pela rodada de ida da terceira fase preliminar. O técnico argentino Ariel Holan destacou a atuação do time como visitante e agora espera mais um bom jogo na volta, marcada para a próxima terça, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

"Sim (foram os melhores 45 minutos), mas começamos agora. Acredito que pela dificuldade do San Lorenzo, foi um dos melhores momentos que jogamos durante meu comando. Eu creio que a equipe jogou uma boa partida, mas o San Lorenzo é um grande time, um time que tem jogadores excelentes, um time complicado como mandante. Eu valorizo muito essa vitória, mas ainda temos um jogo. Esperamos que a gente repita em Brasília o bom jogo que fizemos hoje (terça-feira)", afirmou Holan.

O técnico santista lamentou o fato de a equipe ter sofrido mais um gol na temporada. Até o momento, o time alvinegro foi vazado pelo menos uma vez em todos os sete jogos válidos pelas competições de 2021 - Libertadores e Campeonato Paulista.

"O lance do gol do San Lorenzo foi uma jogada estranha porque Felipe Jonatan sentia um incômodo na perna. Pensamos que ele tinha parado para fazer a troca, mas naquele momento o árbitro pediu o jogo rápido e estávamos parados. Foi uma pena porque o time estava jogando bem. Nos últimos minutos, o San Lorenzo tratou de jogar ofensivamente. Com isso, tivemos chances de contra-ataques. Tivemos a sorte e a felicidade de conseguir o terceiro gol", comentou.

Holan também fez questão de parabenizar a postura dos seus comandados e saudar o meio-campista Sandry, de apenas 18 anos, que no treinamento da última sexta-feira rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito.

"Eu valorizo muito que o time quis jogar, mesmo com a pressão do San Lorenzo, isso é importante para mim. Temos que seguir jogando desta maneira e seguir melhorando. Um abraço a Sandry, que não jogou e teve essa infelicidade da lesão. Mando um forte abraço a ele", completou.

O jogo teve um recode de 59 anos quebrado. O mais jovem jogador a marcar um gol na Libertadores agora é o santista Ângelo, que fez um gol aos 16 anos, 3 meses e 16 dias.

Como foi o jogo

Mesmo atuando no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (ARG), o Santos FC não se intimidou com o San Lorenzo, buscou o ataque desde o início e conquistou uma importante vitória por 3 a 1 nesta terça-feira (6), pelo confronto de ida da terceira fase da Conmebol Libertadores de 2021. A noite ainda contou com um momento inesquecível, afinal, Ângelo fechou o placar na Argentina e tornou-se o jogador mais jovem a marcar um gol na história do torneio continental, com apenas 16 anos, 3 meses e 16 dias. Lucas Braga e Marinho anotaram os outros tentos santistas.

Com o triunfo, os comandados de Ariel Holan ficam com a vaga na fase de grupos da Liberta até mesmo se perderem por dois gols de diferença na partida de volta. O duelo decisivo acontece na próxima terça-feira (13), às 21h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Já no melhor estilo de Ariel Holan, o Santos FC começou a partida em pleno Nuevo Gasómetro dominando completamente as ações de ataque. Com a posse de bola e sem deixar o San Lorenzo respirar, o Alvinegro Praiano abriu o marcador logo aos 6 minutos em um golaço. Lucas Braga recebeu pela esquerda de Luan Peres, deixou a marcação na saudade e bateu no cantinho para fazer 1 a 0 na Argentina.

Apesar da vantagem, o Peixe seguiu melhor em campo e foi empurrando a equipe argentina para dentro de sua própria área de defesa. Já aos 12, Lucas Braga rolou para Marinho na entrada da área. O camisa 11 ajeitou e soltou a bomba, mas a bola desviou na zaga rival e saiu pela linha de fundo.

Nos momentos seguinte, os santistas diminuíram um pouco o ritmo, mas seguiram sem deixar o San Lorenzo assustar o goleiro João Paulo. E quando chegou com perigo, o Santos FC foi fatal. Aos 44, Marcos Leonardo recebeu entre os zagueiros e foi derrubado pelo goleiro Devecchi dentro área. O árbitro Wilmar Roldan não pestanejou e assinalou o pênalti. Na cobrança, Marinho bateu firme para colocar 2 a 0 no placar do Nuevo Gasómetro.

Com a vitória parcial encaminhada, os comandados de Ariel Holan viram o San Lorenzo entrar em desespero na segunda etapa e ir com tudo pressionando a saída de bola. Mesmo assim, o Peixe seguiu seguro e controlando a partida com a posse da bola.

Aos 11 minutos, Pará cruzou com muita categoria pela direita na área. A bola caiu na cabeça de Lucas Braga, que mandou no canto direito, mas Devecchi foi buscar e salvou o que seria o terceiro do Santos FC.

Mesmo chegando pouquíssimo ao ataque, o San Lorenzo acabou diminuindo o marcador aos 26, quando Nicolás Fernández cruzou pela direita e a bola caiu no pé de Ángel Romero, que dominou e bateu no cantinho de João Paulo.

Com o tento, a equipe de Buenos Aires cresceu nos minutos finais e foi em busca da pressão para empatar o confronto. O Peixe, porém, conseguiu segurar o ímpeto dos argentinos. E aos 48 ainda sobrou tempo para Ângelo, de apenas 16 anos, anotar o terceiro e garantir a importante vitória.

FICHA TÉCNICA
SAN LORENZO 1 x 3 SANTOS FC

Local: Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (ARG)
Data: 06 de abril de 2021 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Miguel Roldan (COL) e Sebastian Vela (COL)

GOLS:
SANTOS FC: Lucas Braga, aos 6 do 1T; Marinho, aos 45 do 1T; Ângelo, aos 48 do 2T;
SAN LORENZO: Angel Romero, aos 26 do 2T;

SAN LORENZO: Devecchi; Herrera, Donatti, Braghieri e Pittón; Diego Rodriguez (Elías), Palacios (Oscar Romero) e Juan Ramírez; Troyansky (Nicolás Fernandez), Angel Romero e Di Santo.
Técnico: Diego Dabove

SANTOS FC: João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Vinícius Balieiro e Pirani (Soteldo); Marinho (Ângelo), Lucas Braga e Marcos Leonardo (Bruno Marques).
Técnico: Ariel Holan