Quem cria plantas sabe que mantê-las bonitas e saudáveis vai além de apenas regar adequadamente. A rega consistente é sim importante, mas se for aliada aos adubos orgânicos, que nutrem e evitam pragas.
“Quando a planta está saudável, bem nutrida, é como nós, seres humanos, quando recebemos todos os nutrientes que precisamos. Ficamos bem, com imunidade em dia, e o mesmo acontece com elas”, explica Gabriela Heringer, diretora criativa do Studio Lily, ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas ornamentais.
Existem muitos tipos de adubos orgânicos, constituídos por resíduos de origem animal e vegetal – como restos de alimentos e vegetais, esterco animal etc. Um deles é o NPK - sigla que significa nitrogênio, fósforo e potássio -, que possui macronutrientes importantes e, por isso, auxiliam na manutenção da saúde das plantas.
Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.
“Um segredo é depois de tudo batido, acrescentar um pouco de terra da composteira para adicionar microrganismos”, diz Heringer.
Depois, é necessário deixar o adubo descansando por três dias. Como a mistua fermenta durante esse tempo, é bom colocar o recipiente dentro de outro, como uma vasilha, para o caso de transbordar o líquido.
Após esse período é recomendável usar o adubo orgânico uma vez por semana colocando diretamente na terra das plantas e, em seguida, um pouco de água para absorver bem. Já no inverno, quando a planta está em dormência e não absorve tanto, uma vez por mês é o bastante para as plantas crescerem saudáveis.