Curiosidades / Mundo

Polonesa vence concurso italiano de melhor pizza caseira

Disputa contou com 726 pizzas feitas em mais de 50 países

Foto: Divulgação
Pizza de Agnieszka Eem foi a vencedora da 2ª edição do concurso
Pizza de Agnieszka Eem foi a vencedora da 2ª edição do concurso

Uma pizza feita na Polônia foi a grande vencedora da 2ª edição do #VeraPizzaContest, um concurso virtual realizado pela Associação da Verdadeira Pizza Napolitana (AVPN). Ao todo, estiveram na disputa 726 participantes de 51 países, incluindo Itália, Brasil e México.

A vencedora foi Agnieszka Eem, com uma pizza margherita tradicional, seguida pelo italiano Davide Cormaci e pelo também polonês Adrian Gomek. Os vencedores ganharam brindes de patrocinadores e cursos para aprender a fazer pizzas com profissionais.

"Um resultado que, além de confirmar a extraordinária capacidade da verdadeira pizza italiana de capturar o interesse crescente dos amadores e profissionais em cada continente, demonstra a fase de ouro que essa autêntica excelência está vivendo na Polônia em particular. Uma espécie de época de ouro que a nossa Associação já verificou há tempos, tendo inaugurado em janeiro de 2020 uma escola para profissionais na cidade de Poznan", disse o presidente da AVPN, Antonio Pace.

Conforme os dados da entidade, 68% dos participantes foram homens e a maioria dos participantes eram da Itália, Brasil e Polônia. A lista de países participantes também incluiu México, Macedônia, Argélia, Jordânia, Índia, Filipinas, Paraguai, Bolívia e Peru.

Houve ainda um aumento de 60% na quantidade de participantes (351 competidores a mais) e as concorrentes geraram 87 mil likes no perfil do Facebook, onde o concurso virtual foi realizado.

Entre os jurados, estava o brasileiro André Guidon.

O concurso consistia nos concorrentes enviarem uma foto de uma pizza feita em casa para o perfil da AVPN. As 20 que mais receberam curtidas foram para a final, onde o júri internacional escolhia as três melhores nos quesitos de forma, cozimento, palatabilidade e recheio.