Seu Pet

Ração para gatos: quais são os principais aspectos a serem analisados?

Muitos tutores de felinos não sabem qual é a melhor ração para gatos

Foto: Divulgação
Gatos
É importante analisar os componentes descritos nas embalagens para saber qual é a melhor ração para gatos

O Brasil é o segundo maior país que investe no mercado pet, ficando para atrás apenas dos Estados Unidos, que domina 50% desse mercado. As grandes franquias e lojas brasileiras investem muito dinheiro, e o seu faturamento vem aumentando de maneira muito veloz nos últimos tempos, fazendo com que o giro de dinheiro dentro dessa área seja muito grande.

Consequentemente, com o crescimento exponencial do mercado pet, muitas empresas e marcas estão criando rações para cães e gatos. São inúmeras variedades e muitas possuem apenas as informações essenciais na parte da frente, alguns dos tutores acabam não pesquisando a fundo os componentes da ração e acabam comprando a que pode parecer mais acessível.

Entretanto, existem tutores que são mais cuidadosos, e querem que o seu pet tenha o melhor alimento. Os tutores dos gatos não ficam longe nessa história, afinal os felinos são extremamente exigentes e também precisam de uma alimentação balanceada. Mas afinal, qual é a melhor ração para os gatos pensando nessas exigências?

Os gatos são carnívoros obrigatórios

Os gatos são considerados carnívoros obrigatórios, o que significa que eles necessitam de nutrientes encontrados apenas nos produtos que possuem origem animal.

Os ancestrais dos gatos de estimação são os grandes felinos, eles são caçadores e consumiam suas presas que continham grandes quantidades de proteínas, tanto na carne e gordura, e ingeriam uma quantidade mínima de carboidratos. Esse fato não é muito diferente comparado aos gatos domésticos, eles também necessitam de diversos nutrientes, como vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos.

A diferença está no fato de que atualmente os gatos não ingerem suas presas, os alimentos já são todos formulados, que são as rações comerciais, e para isso é preciso descobrir qual é a melhor ração para os gatos. Essas rações possuem diferentes níveis de água, proteína, densidade calórica, palatabilidade e digestibilidade.

Qual é a melhor ração para gatos?

Escolher um alimento de qualidade para os pets é fundamental, os tutores necessitam ter atenção e cuidado ao escolher uma ração para o seu gato. Os alimentos inseridos na ração em sua maioria são secos, contendo entre 6 a 10% de água em sua composição, os ingredientes podem incluir:

--Carne e/ou subprodutos da carne

--Aves e/ou subprodutos de aves

--Grãos e/ou subprodutos de grãos

--Farinha de peixe

--Farinha de ossos

--Fontes de fibra

--Derivados do leite

--Suplementos de vitaminas e minerais

Além desses conteúdos de origem animal, os grãos de ração também são revestidos com substâncias para intensificar o sabor, como a gordura animal, que é responsável por tornar a ração mais palatável.

Contudo, a ração seca pode ser a menos saborosa para alguns gatos comparado à ração úmida ou semiúmida, dependendo da composição e da qualidade dos ingredientes, pode ter a digestão mais complicada.

A ração seca apresenta uma porcentagem maior de nutrientes, vitaminas e componentes nutricionais que o gato necessita em diferentes fases da sua vida.

A vantagem é que a ração seca dura muito mais tempo se for bem conservada, comparada com a ração úmida que precisa ser consumida no mesmo dia, para que não se torne rançosa. Infelizmente, diversos estudos desmontaram que armazenar os alimentos por um longo período de tempo diminui a atividade e potência das vitaminas, e faz com que aumente a probabilidade das gorduras ficarem rançosas.

Os alimentos semiúmidos possuem a carne como produto principal e seus subprodutos, ela contém 35% de umidade, podendo ser adicionado farelo de soja, cereais, subprodutos de grão e conservantes para fazer o produto final. O custo deste alimento é médio, e acabam sendo mais atraentes para o paladar dos felinos.

Porém, após a abertura do produto, ele pode secar e se tornar rançoso. Já a ração enlatada tem 75% de umidade, sendo considerada por muitos especialistas em nutrição animal uma ótima fonte de água na dieta.

Entretanto, essa opção possui o valor mais elevado, eles apresentam uma vida útil maior quando estão bem armazenados e devem ficar refrigerados, evitando com que ocorra a sua deterioração e preservação da qualidade. Esses alimentos podem ser considerados gourmets, porque apresentam cortes e partes mais nobres de carne, há opções que possuem alimentos mais naturais.

Por que escolher a melhor ração para gatos?

As rações comercias foram desenvolvidas para conter o equilíbrio correto de nutrientes e calorias para os gatos, com algumas informações básicas é possível interpretar qual é a melhor ração para gatos.

Exalta-se a importância de ler o rótulo nutricional da embalagem dos alimentos, os fabricantes necessitam fornecer todas as informações nutricionais nas embalagens. Estas necessidades nutricionais mudam de acordo com a fase da vida do gato, alternando quando o gato é filhote, adulto, lactante, prenha, idoso e com doenças específicas.

A listagem dos ingredientes deve estar em ordem decrescente de peso proporcional, dessa forma, os alimentos como carne e seus derivados devem estar em números altos. Dessa forma, a ração terá ingredientes de origem animal suficientes para fornecer aminoácidos essenciais e ácidos graxos.

Alimentação natural para os gatos

Pensando na quantidade ideal de nutrientes, ingredientes de qualidade e suplementações, há diversos casos de tutores que aderiram ao uso da alimentação natural para gatos, no lugar da ração seca.

A alimentação natural é uma alternativa para tutores dedicados ou então, uma opção para gatos que apresentam o quadro de hipersensibilidade alimentar. A alimentação natural para os gatos apresenta uma série de benefícios:

--Alternar o cardápio

--Evita obesidade

--Não contém aditivos químicos

--Melhora a função do sistema urinário

--Fezes com menos odor e volume

--Reduz problemas de pele

Sendo assim, é necessário realizar diversas pesquisas e comparações quando se trata em responder qual é a melhor ração para gatos.

Abaixo há dois links: o primeiro fala sobre algumas marcas de ração específicas que são consideradas as melhores e o segundo sobre alimentação natural para gatos.