Boa Notícia / Brasil / Curiosidades

Brasil tem 46,9 mil espécies de plantas

Descoberta acaba de ser lançada pela equipe do projeto Flora do Brasil, coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Foto: Rmsa73/Pixabay.com
Vitória Régia
O projeto Flora do Brasil 2020 é um estudo multi-institucional em desenvolvimento desde 2008

Os brasileiros não têm noção da riqueza da flora nativa do Brasil e até os que se preocupam com o tema ficariam surpresos com a diversidade de plantas que enriquecem todos os nossos biomas.

São 46,9 mil espécies nativas. Informações sobre essas preciosidades estão na publicação Flora do Brasil 2020 (https://bit.ly/30lt5LU), que acaba de ser lançada pela equipe do projeto Flora do Brasil, coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

No formato on-line, a publicação de 17 páginas é um presente a pesquisadores, técnicos, estudantes e demais interessados na flora do país. Mais do que isso, é resultado de 12 anos de estudos e também significa o cumprimento de uma das metas da Estratégia Global de Conservação de Plantas, vinculada à Conservação sobre Biodiversidade Biológica, da Organização das Nações Unidas (ONU) - da qual o Brasil é signatário. 

O projeto Flora do Brasil 2020 é um estudo multi-institucional em desenvolvimento desde 2008, envolvendo vários botânicos e alguns ecólogos brasileiros. "É um estudo que fez uma verdadeira revolução no tema, um marco: há mais de cem anos que não ocorria uma atualização sobre a flora brasileira", comenta o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Bruno Walter. Ele e a colega Taciana Barbosa Cavalcanti  são membros do Comitê Gestor do projeto e participaram da produção do documento, disponível aqui (https://bit.ly/3kWekss).

Segundo Bruno Valter, do total de 46,9 mil espécies nativas quase 50% são endêmicas - só ocorrem no Brasil. Participam  979 taxonomistas de 224 instituições de 25 países, entre elas a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.