De cara quero falar com quem nos ouve através da Rádio Nova da Língua Portuguesa, em qualquer parte do mundo. Oi, você que está aí, se comunique comigo, mande sua mensagem, me diga como está fazendo para lidar com a pandemia, o isolamento. O que você tem feito para se divertir? O que você está curtindo de casa? Mande um e-mail para mim em cultura.leiamais.ba@gmail.com. Quero demais falar com você! Vou ficar esperando...
***
E vamos começar nossa curtição hoje visitando uma exposição que é muito interessante e instrutiva, a do Planeta Inseto, do único zoológico de insetos do Brasil.
Mantida pelo Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a mostra completou dez anos no mês de dezembro. Mário Kokubu, biólogo e educador do Planeta Inseto, explica o objetivo da exposição.
Neste momento de pandemia, a exposição física está fechada, mas o público pode continuar aprendendo sobre os insetos, por meio de uma visitação virtual gratuita. A equipe do Planeta Inseto também tem realizado lives para visitas exclusivas de escolas e participado de eventos online com parceiros da área de turismo.
E o pessoal da Planeta Inseto, para deixar a gente com vontade de conhecer, promete que quando a exposição física voltar a receber público, vai realizar algumas coisas bem legais, como a corrida de baratas. Eles têm até um baratódromo, onde seis baratas comuns criadas em laboratório correm em raias para mostrar a crianças e adultos sobre o hábito de vida desses insetos.
Segundo Mário Kokubu, as baratas correm quando são expostas a luz e ao som alto, por isso, o público do Planeta Inseto grita e bate palma durante a corrida. Quer um spoiler? Ao final, quem escolheu a barata vencedora recebe um "prêmio" um pouco... estranho.
E já que o assunto é barata, na exposição Planeta Inseto é possível conhecer duas espécies gigantes: a de Madagascar, maior do mundo, e a Cabeça da Morte, maior do Brasil. E não fique com nojinho não. Segundo Mário as baratas são muito importantes, pois têm a função de reciclar o lixo orgânico.
E tem mais coisas : formigueiro de vidro, para saber como funciona o interior de um formigueiro e a função de cada uma das formigas nessa sociedade, recanto das abelhas, onde o público se sente dentro de uma colmeia na atração que é 3D. Não é sensacional? Um barato! Ou uma barata total ?
Então, vá lá com a família toda – o site é planetainseto.com.br. Sua visão sobre os insetos vai mudar.
***
E agora vamos a um museu que acabou de completar 50 anos e fica aqui na Bahia, em Caboto, no município de Candeias.
O Museu Wanderley Pinho, celebra a data com um projeto de restauração de todo o seu complexo que inclui o casarão, a fábrica, o atracadouro e toda a área urbanística do local.
Rosana Andrade foi conferir.
***
E voltamos a São Paulo!.Artistas de várias gerações do samba se encontram em Mostra de Compositores do Bendito Samba Clube que será realizada online e ao vivo de 19 a 21 de março.
***
Você já fez um strip-tease? Já viu um strip-tease? Não? Quer ver um? Se ligue na reportagem de Roberto Aguiar.
***
Roberto Aguiar é nosso parceiro da revista Sobrado, que faz jornalismo cultural crítico e independente. Acesse www.revistasobrado.com.br e curta muito!
***
Suspensa devido à pandemia, a mostra Ressetar, do Museu da Diversidade Sexual, retoma agora em versão online com obras em 3D e recurso de acessibilidade.
O museu está localizado dentro da Estação República do Metrô, atrás da bilheteria. Piso Mezanino, loja 518.
Iven Vit conta mais.
***
Serão dois dias de atividades com o objetivo de visibilizar e fortalecer produções negras e LGBTQI+. É o 2º Festival Panteras Negras. Pedro Moraes foi conferir.
***
Uma das coisas que mais gosto do Curta de Casa é apresentar a quem nos ouve artistas que têm um super trabalho, como a gaúcha Ana Carol, que lança disco de estreia e o videoclipe do single "Alma Nua", faixa-título do seu álbum.
O registro audiovisual foi feito em família. Além trazer imagens da artista com os seus filhos, Francisco e Antônio, o vídeo tem direção e direção de fotografia assinadas por André Moraes, marido de Ana Carol.
Cineasta, músico, compositor já indicado ao Grammy Latino e nome por trás da aclamada trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro (2003), ele também foi responsável pela coprodução e pelos arranjos do disco Alma Nua (ao lado de Henrique Peters).
Gravado no estúdio East West Studios, em Los Angeles, o disco lista 10 canções, sendo a faixa-título e "Janela" as únicas autorais. Ana Carol fala com a gente.
No vídeo
Ana Carol - Alma Nua (Clipe Oficial)
***
Agnaldo Feitosa é um cantor daqueles de primeira, que canta de tudo e tudo fica lindo na interpretação dele. Nesta sexta, dia 5 ele faz uma live show especial onde cantas os sucessos de Zezé di Camargo e Luciano, às sete da noite no canal oficial do cantor no YouTube. A live é paga, porque nosso artista vive de música e a gente sabe como está difícil...
Agnaldo Feitosa fala ao Curta de Casa.
***
Adoro quando ouço uma notícia como esta: a Orquestra Contemporânea Innova
Saiba mais na reportagem de Laís Matos.
***
Nosso intrépido maestro Fred Dantas está super contente. Acaba de lançar no YouTube e Facebook o segundo e último concerto do projeto “Pra Ver a Banda Tocar”, com sua não menos intrépida Oficina de Frevos e Dobrados.
O primeiro concerto já havia sido lançado na semana passada. Agora o segundo concerto também está nas plataformas.
Com estes dois concertos de uma hora de duração cada a filarmônica criada por Fred Dantas cumpre com o objetivo de promover a divulgação das composições e de seus autores e dar atividade e renda a 30 músicos e equipe técnica, que estão privados de exercer suas atividades por causa do isolamento social.
Além dos dois concertos completos, o projeto prevê editar 10 músicas em videoclipes de curta duração, que serão impulsionados nas redes sociais. Nos dois programas, músicas de grande significado para a cultura das filarmônicas.
Fred Dantas falou com a gente.
Nos vídeos
Primeiro concerto
Segundo concerto