As imagens coloridas de alta resolução foram obtidas no domingo (21 de fevereiro), 3 dias após o pouso na superfície do Planeta Vermelho.
No primeiro plano está o deck do rover, que é do tamanho de um carro.
Grandes manchas de cor clara no solo marciano um pouco além dele foram varridas por motores de foguete de estágio de descida durante a dramática chegada do rover em 18 de fevereiro.
A borda da cratera Jezero de 45 quilômetros de largura se ergue à distância.
A cratera de 28 milhas de largura (45 quilômetros de largura) está localizada na borda oeste de uma planície chamada Isidis Planitia, que fica ao norte do equador marciano.
Uma ilustração do rover Perseverance da NASA explorando a cratera Jezero de Marte
A Nasa acredita que o antigo sistema lago-delta é o melhor lugar para o Perseverance, em sua busca por sinais de vida microscópica do passado, para encontrar e coletar rochas promissoras e amostras de regolito (rocha quebrada e poeira) para um possível retorno futuro à Terra.
Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos.
As missões subsequentes, atualmente em consideração pela Nasa em cooperação com a ESA (Agência Espacial Europeia), enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras em cache da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.