Imóveis

Como integrar a copa à cozinha

Antes separados, esses espaços se uniram para formar ambientes mais práticos e funcionais

Foto: One Vacation Home
A integração da copa com a cozinha facilita o dia a dia dos moradores

“Atualmente, as pessoas procuram pela versatilidade nos espaços. Portanto, a integração entre cozinha e copa torna tudo mais prático, mostrando a mudança de hábitos na rotina”, afirma a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome. De acordo com o perfil da família e do tamanho do ambiente, é possível estabelecer as medidas necessárias para a construção do local voltado para refeições do dia a dia.

Para elaborar um projeto que reúna esses dois cômodos, a profissional destacou algumas dicas. 

1 - Mobiliário

Quando o assunto são os móveis para compor a copa dentro da cozinha, não existe regra: basta respeitar as necessidades de uso dos moradores. Os itens podem ser feitos sob medida e pode contar com a mesa acoplada nos armários da marcenaria; de pedra, acompanhando a ilha central, ou até mesmo solta.

Bancos, baquetas, cadeiras e um sofá, no estilo canto alemão, estão entre os itens mais confortáveis para sentar-se.

“Nesse quesito, o que está em alta é a praticidade e a facilidade na hora da limpeza. Além disso, o respeito à rotina das pessoas é essencial”, conta a arquiteta. Vale também encontrar uma harmonia entre os materiais empregados.


Nessa cozinha, a copa foi acoplada à ilha gourmet

2 - Paredes

Ao contrário dos móveis, as paredes do local não precisam, necessariamente, seguir o mesmo estilo da cozinha. Assim, está liberada a aplicação de papel de parede, colocação de quadros, realização de pinturas diferentes ou revestir com painel de madeira ou espelho, por exemplo. “Decorar a copa é uma delícia, pois você tem a mesma liberdade de um lavabo. Ousar é bem-vindo”, aconselha Isabella Nalon.

Outra possibilidade é apostar em elementos surpresas que ressaltam o espaço. Arquitetar uma grande janela integrada com o jardim oferece uma linda vista durante as refeições. Investir em pendentes é também uma ótima opção para o bem-estar dos moradores.


Nessa casa, a copa foi posicionada próximo a uma vista do jardim

3 - O que não pode faltar

Ao definir o mobiliário e o local da cozinha que receberá a copa, é essencial priorizar alguns aspectos.

Por ser usada comumente para o café da manhã, almoço e lanches da tarde, o ambiente precisa contar com um apoio para os utensílios e alimentos, como chocolate em pó, cereais, pães, torradeira e cafeteira, entre outros.

Além disso, a profissional recomenda apostar em uma lousa para anotar as atividades diárias, como uma receita a ser preparada ou recados importantes para os moradores.


Nessa cozinha, uma bancada para apoiar os itens para o café da manhã e a lousa para anotações diárias

4 - Cuidados

As prioridades do espaço devem ser o conforto e a escolha de materiais duráveis. Por ser conectado com a cozinha, o mobiliário precisa ser prático para limpar, mantendo a cor sem manchar e desgastar.

Eleger cadeiras e bancos com boa ergonomia para receber bem as pessoas também é essencial.

Além disso, uma iluminação adequada e focal transforma o clima, conferindo mais comodidade para aqueles que gostam de ler um livro, uma revista, acompanhar as notícias no jornal ou no celular durante o café da manhã.


Materiais resistentes, móveis confortáveis e boa iluminação