Nordeste

Contas de luz terão valor reduzido no Norte e Nordeste do País

Os descontos vão até 2025

Foto: Luca Nardone
lâmpada

O Senado Federal aprovou a Medida Provisória 998/2020, chamada MP do Setor Elétrico, que destina recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A decisão segue para sanção presidencial antes de passar a valer.

Segundo o texto, os recursos da Reserva Global de Reversão e da CDE serão aplicados para diminuir os aumentos nas contas de energia, até 2025, para os consumidores da Amazonas Distribuidora de Energia S.A., Boa Vista Energia S.A, Companhia de Eletricidade do Amapá, Companhia Energética de Alagoas, Companhia Energética do Piauí, Centrais Elétricas de Rondônia S.A e Companhia de Eletricidade do Acre. Todas elas são recém-privatizadas.

Quando a pauta passou pela Câmara, os parlamentares alteraram as regras para permitir, além do contrato com as distribuidoras, a contratação de potência, que é a energia para as horas de maior consumo.

Se sancionado sem vetos pela Presidência da República, será permitida a devolução de energia comprada pelas distribuidoras, que não foi utilizada.

Durante o verão, é muito comum observarmos aumento na conta de energia elétrica. Apesar de as luzes das casas tenderem a ser acessas mais tarde e os chuveiros elétricos não funcionarem mais nas temperaturas tão quentes, os ventiladores, ares-condicionados e geladeiras costumam funcionar em dobro.

De acordo com Heverton Bacca, coordenador de engenharia elétrica do Centro Universitário Facens, a preocupação com a redução do consumo de energia deve ocorrer o ano todo, e o ideal seria recorrermos a fontes renováveis, como a dos painéis solares.

"As energias solares e eólicas são totalmente renováveis e sem qualquer impacto ambiental. O futuro é sempre andarmos de mãos dadas com a sustentabilidade. O planeta agradece e nosso bolso também", afirma Heverton.

Dicas de economia de energia em casa

-- Não deixe as luzes acessas em cômodos que não possuem pessoas

-- Ligue o ferro elétrico somente quando tiver uma significativa quantidade de roupa para passar

-- Em banheiros com chuveiro elétrico, tome banho rapidamente

-- Procure comprar aparelhos elétricos e da linha branca (principalmente geladeira) com selos que indicam baixo consumo de energia elétrica. O mais indicado é o selo Procel de economia de energia

-- Não deixe televisores, rádios, videogames e outros aparelhos ligados quando não estiver usando

-- Quando for ficar muito tempo fora de casa, tire da tomada os aparelhos eletrônicos de controle remoto

-- Use sempre em casa as lâmpadas eletrônicas ou de LED (mais econômicas)

-- Evite abrir constantemente a porta da geladeira, pois isso aumenta seu consumo de energia

-- Se necessitar usar o ar-condicionado, deixe a porta do ambiente fechada, assim o consumo de energia será menor

Energia solar residencial

De acordo com o coordenador de engenharia elétrica, esta é uma excelente maneira de economizar e contribuir com o meio ambiente. "Embora seja necessário um bom investimento para a mudança na residência, ele tende a se pagar em cerca de cinco anos após a instalação. Realmente é algo que, quem puder, deve considerar a curto e médio prazo", afirma Heverton.

O especialista explica que a energia solar residencial é feita por meio de placas solares e sistemas de captação de energia fotovoltaica. Uma residência que conta com energia solar, atualmente, pode economizar cerca de 95% da sua conta de luz no fim do mês.

Veja algumas outras vantagens de instalar o sistema de energia solar na sua casa:

-- Sistema autossuficiente e renovável
-- Fácil instalação
-- Pouca manutenção
-- Vida útil de aproximadamente 25 anos
-- Resistência a intempéries
-- Valorização do imóvel
-- Incentivos ficais, como redução de IPTU