Esportes

Salvador tem primeiro torneio de pétanque (na Avenida Centenário)

17 milhões de pessoas jogam na França

O torneio é aberto a todos e as duplas podem ser masculinas, femininas ou mistas

Salvador vai ganhar um Torneio de Pétanque, o 1° Troféu "Pétanque na Barra", que começa no domingo (31 de janeiro), às 8h, no canteiro central da Avenida Centenário, trecho próximo ao Shopping Barra. Quem promove é a colônia de cidadãos franceses radicados em Salvador.

Para participar é necessário formar uma dupla e pagar uma taxa de inscrição é de R$ 15 por jogador. A final será transmitida ao vivo na íntegra na página do clube P-Tank Bahia no Facebook, com direito a cerimônia de premiação.

O torneio é aberto a todos e as duplas podem ser masculinas, femininas ou mistas. Serão 16 duplas no máximo e todas as equipes farão três jogos seguidos eliminatórios. Mais informações e inscrições pelo telefone 71  99194-2414.

O que é Pétanque

petanquePetanca (em francês: pétanque) é um jogo onde o objetivo é lançar bolas ocas de metal tão perto quanto possível de uma pequena bola de madeira chamada cochonnet (literalmente "leitão"). Às vezes é chamada de bouchon ("rolha") ou le petit ("o pequeno").

Normalmente acontece em terra batida ou cascalho, mas também pode ser jogado na grama, areia ou outras superfícies. Jogos similares são bocha e tigelas.

A forma atual se originou em 1907, em La Ciotat, na Provença, sul da França. A forma casual da pétanca é jogada por cerca de 17 milhões de pessoas na França, principalmente durante as férias de verão. Também é jogado na Espanha.

Protocolos de segurança – Será obrigatório o uso de máscara e o distanciamento  mínimo de um metro entre os jogadores. Quem participar ou for assistir deve levar cadeiras dobráveis, bonés e protetor solar, água para beber e em garrafa PET para lavar as mãos e/ou álcool em gel.