Bahia / Cinema

Oficinas capacitam 160 mulheres em áreas técnicas do audiovisual

As oficinas, que são gratuitas, podem ser realizadas até 19 de fevereiro

Expandir a presença feminina no audiovisual, com o objetivo de diminuir a pouca ocupação das mulheres nas áreas técnicas da produção nacional e local. 

É a partir deste mote que o emCINE Online #mulheresnoset será realizado no mês de março, com quatro oficinas online e gratuitas voltadas para a capacitação de mulheres (cis e transgênero).

O projeto apresenta formações em Produção de Arte, Figurino, Assistência de Câmera e Técnicas de Som, com carga horária de 15h cada. As aulas, ao vivo, serão realizadas entre os dias 1º e 26 de março.

Ministradas por mulheres com reconhecida trajetória profissional no setor audiovisual, as oficinas serão ministradas por: Camila Ribeiro (Produção de Arte), Diana Moreira (Figurino), Fabíola Silva (Assistência de Câmera) e Marise Urbano (Técnicas de Som).

Além das oficinas, o evento também promoverá quatro lives “uma hora de trELA”, trazendo reflexões sobre os temas ligados aos cursos entre os dias 9 a 12 de fevereiro.

Com a mediação de Sofia Federico, da Benditas Projetos Criativos, os encontros online contarão com as presenças das ministrantes dos cursos e de profissionais convidadas: Iomana Rocha (PB/PE), Liz Riscado (BA/SP), Marina Mapurunga (CE/BA) e Rimenna Procópio (MG). As conversas acontecerão no canal do Youtube da Benditas Projetos Criativos.

Processo de inscrição

As inscrições podem ser feitas de 1º a 19 de fevereiro, através do preenchimento de formulário disponível no site www.benditas.art.br/emcine.

As candidatas passarão por uma seleção, e as contempladas serão comunicadas por e-mail. A frequência de 75% nas aulas garantirá emissão de certificado. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas por oficina, alcançando um total de 160 mulheres.

Podem se inscrever estudantes ou profissionais de qualquer área, interessadas em conhecer ou aprofundar conhecimentos em setores técnicos do audiovisual. A idade mínima para participação é de 18 anos.

O programa é voltado exclusivamente para mulheres residentes na Bahia, com prioridade para o interior e/ou em região de vulnerabilidade social ou baixo IDH.

Promovendo mudanças

Sob coordenação geral de Tatti Carvalho, da Benditas Projetos Criativos, o emCINE visa oferecer uma formação qualificada, para capacitar mulheres em funções técnicas estratégicas e essenciais num set de filmagem, contribuindo para a ampliação da participação feminina nestes ofícios.

Dessa forma, o projeto pretende contribuir por mais igualdade de gênero no setor, dominado por homens brancos, conforme apontam pesquisas da Ancine (2016) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

A primeira edição do projeto, realizada em 2018, capacitou o público iniciante, com um máximo de três anos de experiência em audiovisual. 200 realizadores participaram de formações em criação e produção de conteúdos mais diversos e qualificados para a TV.

Mais mulheres no set

As quatro oficinas preveem uma imersão teórica e atividades práticas, com um momento inicial para a exploração de conceitos, e outro com estudos de caso e exercícios que colocam a mão na massa. São elas:

Produção de arte -Com o objetivo de colocar em prática e discutir as etapas da execução de um projeto de arte, indo da pré-produção até a desprodução, a oficina será realizada entre 1º e 5 de março, sob o comando de Camila Ribeiro.

As aulas vãovão abordar uma série de tópicos, como administração de um orçamento, criação de cronograma de trabalho, previsão e contratação de mão de obra especializada, pesquisa de rua de materiais, coordenação de logística da arte, prestação de contas, entre outros temas.

“As aulas serão um espaço de fundamental importância porque o audiovisual é espaço de difícil acesso para profissionais de produção de arte, com poucas oportunidades de formação específica. A produção de arte tem muitas funções entrelaçadas na mesma figura. Uma iniciativa específica para mulheres nos lembra da questão política de gênero que o ambiente de trabalho nos sets de filmagem ainda vivem”, explica Camila.

Figurino -Os encontros online da oficina, com a figurinista Diana Moreira, acontecerão entre os dias 8 e 12 de março. A proposta desta formação é detalhar o processo criativo para a criação de figurino para cinema e televisão.

A criação de narrativas da imagem, através do olhar artístico do figurinista. Além disso, as aulas vão abordar como o figurino ajuda na construção dos personagens, e discutir sobre o diálogo com a direção de arte e outros setores envolvidos numa obra audiovisual.

“O cinema é majoritariamente branco e masculino. Eu, enquanto mulher negra, entendo a importância da diversidade de olhares. Poder compartilhar um pouco do meu conhecimento, e trazer para nosso mercado a diversidade, garante narrativas mais ricas, mais plurais”, ressalta Diana.

Assistência de Câmera - De 15 a 19 de março, Fabíola Silva ministra aulas voltadas para mulheres que desejam entender o universo da assistência de câmera, aprimorar suas habilidades com captação de imagens e atualizar seus conhecimentos sobre equipamentos e tecnologias deste processo. Os encontros desdobrarão especificidades da função, a dinâmica de trabalho e a responsabilidade de cada membro da equipe de fotografia num set de filmagem.

“Em toda área de registro audiovisual no mercado brasileiro, não encontramos muitas mulheres porque infelizmente o contexto histórico da criação de máquinas e câmeras fotográficas, por serem objetos tão pesados, fez com que o homem se desse tal lugar de domínio, onde só ele poderia operar esses equipamentos. É importante visibilizar a presença feminina numa área tão dominada pelo masculino”, reforça Fabíola.

Técnicas de Som - Marise Urbano será a responsável por conduzir a oficina que será realizada entre os dias 22 e 26 de março. Divididos em dois blocos, os encontros online, inicialmente, serão teóricos, com exposição discursiva e formativa, a partir da percepção da escuta.

Em seguida, o segundo bloco será prático, com reconhecimento dos equipamentos básicos para realização do trabalho de som direto em produções cinematográficas de baixo orçamento e exercícios práticos individuais ou grupo.

“Por reconhecer que a captação de som direto para cinema e audiovisual tem majoritariamente profissionais homens é que se pensou numa oficina destinada às mulheres. Atualmente, contamos com poucas profissionais que ocupam a função como técnica de som direto, ou diretora de som. Pensando nesse quantitativo, é importante problematizar e, mais do que isso, oferecer estratégias para inserção deste grupo específico no mercado de Audiovisual e Cinema como técnica de som direto ou em áreas afins. O emCINE este ano se apresenta como uma destas estratégias. Um importante espaço de aprendizado teórico e prático e de troca afetiva”, detalha Marise.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

ANOTE

O quê: Oficinas emCINE Online #mulheresnoset

Quando: Inscrições gratuitas de 1º a 19 de fevereiro de 2021

Onde: benditas.art.br/emcine