Dicas

Veja como decorar a mesa para a Ceia do Natal sem gastar muito

Reutilizar, reciclar e economizar é uma boa pedida

Foto: Pxhere.com
Ceia
É possível reutilizar objetos esquecidos em casa e adquirir itens atemporais

Faltam duas semanas para o Natal chegar e, como manda a tradição,  decorar a mesa da ceia com objetos que tragam o espírito natalino já é algo costumaz do povo brasieliro.

Em um ano em que todos estão evitando gastos extras, é possível reutilizar objetos esquecidos em casa e adquirir itens atemporais baratos sem gastar rios de dinheiro. A ideia, além de decorar o lar, é usar a criatividade.

De acordo como o influenciador de gastronomia e viagem, Glauber Britto, criador do canal no youtube Champagne com Dendê, o primeiro passo para organizar uma decoração de Natal é fazer um checklist que responda os seguintes questionamentos: quantos convidados você terá para a ceia; qual será o cardápio para utilizar a decoração adequada  e,  quais bebidas serão servidas para escolher copos e taças. Após concluir essa lista, a pessoa pode começar a unir elementos que se encaixam para decorar.

“Sou adepto de usar uma louça toda por igual mas isso não é regra, é válido brincar com pratos de várias cores, por exemplo, e montar uma mesa colorida. A depender da mesa, recomendo colocar uma toalha para não danificar o material, mas particularmente dou preferência a jogo americano e sousplat. Vai do gosto de cada um”, conta Britto.

Reciclar

Devido à crise econômica e a pandemia, as decorações natalinas em 2020 serão menos luxuosas . No entanto,  no entendimento do influenciador, "menos glamour  não significa ter uma decoração menos exuberante" .

“As pessoas tem que olhar para dentro de casa e buscar elementos que já estejam ali que possam ser reaproveitados”. Um exemplo disto, é utilizar copos de vidro de requeijão e de extrato de tomate como porta velas. Já latas de milho e ervilha podem servir como porta talheres. Latas de leite em pó repaginadas com papel de presente se tornam vasos para flores"., diz.

Para quem não dispensa itens novos, a dica do influencer é investir em itens que possam ser reutilizados nos próximos anos.

Fuja do tradicional

As cores verde, vermelho e dourado já remetem instantaneamente ao Natal. Mas, para Glauber, a aposta é investir em outras cores que se aproximem do verão brasileiro.

“Quando morei na Austrália, fiz árvores temáticas voltadas para o verão. Nada de neve artificial e meia de lã em um lugar onde é verão no Natal” afirma, contando que no país, as empresas que fabricam enfeites já estão acostumadas a produzir objetos para todos os gostos, fugindo ao que vemos por aqui. “Faça a árvore e decore sua casa de acordo a sua personalidade e como você vai se sentir feliz”, conclui.

Atenção às escolhas

Quando se trata da decoração da mesa em si, é necessário tomar alguns cuidados especiais por causa dos alimentos.

"Evite enfeites que possam soltar pequenas partes perto das louças que serão utilizadas, pois a ingestão destas partículas podem causar uma reação alérgica ou intoxicação alimentar. Tente usar enfeites neutros sem brilhos ou que soltem penugem. Deixe para usar brilhos, plumas e o que mais você gostar em uma área que fiue longe da mesa", diz

Para economizar ainda mais, usar os alimentos como a própria decoração pode ser uma dica boa, mas também requer cuidado.

“Tem que prestar atenção na limitação no clima. Lugares muito quentes devem ter esses itens consumidos rapidamente, pois o calor pode estragá-los. Se o ambiente puder ser climatizado, ainda melhor”, diz o influenciador , que indica arranjos com melancia, melão, frutas cítricas como limão e laranja e outras escolhas a gosto. “O meu lema é faça o que você gosta, mas sem estragar a comida”, conclui.