Palco

"TCA em Casa": confira programação da quarta semana de novembro

Foto: Divulgação
Orquestra
Parte da Orquestra Rumpilez

Novembro se encaminha a seu fim e o Teatro Castro Alves (TCA) anuncia a programação da semana do seu “TCA em Casa”, que tem “Terça da Música”, “Conversas Plugadas”, “Voltando aos Palcos” e “Domingo no TCA”. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações. 

Foi em setembro do ano passado que o cantor, músico e compositor Ramon Cruz apresentou seu show “Ramôntico” na Sala do Coro do TCA: uma história musical recheada de amor. Agora, registros desse momento, que viraram espécies de videoclipes, serão exibidos no “Terça da Música”, em sua versão digital, no dia 24 de novembro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), com as músicas “Quando a Chuva Passar”, “Feijão de Corda” e o medley “Can’t Help Falling in Love / Pra Ficarmos Juntos”. 

Companhia de dança internacional, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) assina ao mundo representações da arte baiana há mais de 30 anos. Para conhecer esta história, as conquistas e desafios de quem está por trás desta trajetória, o projeto “Conversas Plugadas” recebe Vavá Botelho e Zebrinha, para um bate-papo mediado por Wanderley Meira e Luiza Meireles, respectivamente diretor artístico e bailarina do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – um encontro de companhias e identidades formadoras da dança da Bahia. A conversa será transmitida em live na página de Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial), diretamente da Sala do Coro do TCA, no dia 25 de novembro (quarta-feira), às 19h. 

A quinta criação inédita da parceria do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) para o projeto “Voltando aos Palcos” estreia no dia 27 de novembro. Em “Atravessar”, os dois corpos artísticos oficiais da Bahia tratam de amor e presença, numa concepção coreográfica de Dina Tourinho, com assistência de Rosa Barreto, tendo no elenco os bailarinos Cristian Rebouças, Dayana Brito, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Rosa Barreto e Ruan Wills e o violoncelista Thomaz Rodrigues, que executa a trilha ao vivo. O espetáculo terá transmissão ao vivo, diretamente da Sala do Coro do TCA, no canal de YouTube do TCA e na TVE Bahia, às 20h. 

No Mês da Consciência Negra, o Domingo no TCA traz um dos mais ilustres nomes da representação da música afro-baiana: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O projeto exibe no canal de YouTube do TCA, no dia 29 de novembro, às 11h, o registro em vídeo de um concerto realizado na Filadélfia, no Temple University Performing Arts Center (TPAC), em agosto de 2015, em que o público estadunidense presenciou, pela primeira vez, a poderosa magia musical do conjunto. A big band instrumental de percussão e sopro, com seus 20 integrantes, juntou-se ao pianista e compositor de jazz afro-cubano Arturo O’Farrill e ao trompetista, compositor e aventureiro musical Steven Bernstein em uma noite inesquecível com uma plateia em êxtase. 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mantém sua agenda de aulas abertas online. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas regulares, de segunda a quinta-feira, às 14h30, de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea. As turmas têm 10 vagas, voltadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, previamente inscritas. As aulas são realizadas em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting e, para participar, é necessário garantir lugar, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, através de link disposto das 9h às 11h nas redes sociais do BTCA. 

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – No dia 25 de novembro (quarta-feira), a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) publica em suas redes sociais mais um vídeo do projeto “Abraço da OSBA”, que desta vez prestará homenagem a’Os Paralamas do Sucesso, banda que, em 2017, declarou sua admiração pela orquestra numa Concha Acústica lotada, fazendo coro ao processo de publicização da OSBA naquele ano. Neste vídeo, os músicos interpretam “Uma Brasileira”, de Herbert Vianna e Carlinhos Brown, música lançada pelo grupo em 1995. 

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. A 3ª edição desta jornada atende a 185 alunos, nos cursos de “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à OSBA. Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. 

 

TCA em Casa 

4ª semana de novembro de 2020 

23 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEGUNDA) 

= Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h 


24 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA) 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 

= Terça da Música 

Com Ramon Cruz, 12h 

= Aulas abertas BTCA 

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30 


25 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA) 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

= Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h 

= Conversas Plugadas 

Vavá Botelho e Zebrinha. Mediação: Wanderley Meira e Luiza Meireles, 19h 

= #OSBAFLIX 

“Abraço da OSBA” para Os Paralamas do Sucesso 


26 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUINTA) 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 

= Aulas abertas BTCA 

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30 


27 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA) 

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

= Voltando aos Palcos 

BTCA e OSBA em “Atravessar”, 20h 


29 DE NOVEMBRO DE 2020 (DOMINGO) 

= Domingo no TCA 

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, 11h