Esportes

Bragantino goleia Bahia e Cruzeiro fica no empate com o Figueirense

Chapecoense vence Sampaio e se isola na liderança

Foto: Ari Ferreira/Bragantino
"Apagão" no Bahia

No jogo que abriu a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bragantino goleou o Bahia por 4 a 0, nesta sexta (20) no estádio Nabi Abi Chedid, e deixou a zona do rebaixamento da competição.

Com o triunfo alcançado nesta sexta, o Massa Bruta chegou os 26 pontos para ocupar a 10ª posição da classificação. Já o Bahia, com dois pontos a mais, permaneceu em nono.

A partida

Jogando em casa, o Bragantino começou a todo vapor, e logo aos 3 minutos abriu o marcador. O meia Claudinho inicia jogada e toca para Luan Cândido. O lateral cruza e, após falha da defesa do Bahia, o camisa 10 aproveita para chutar com categoria.

E o segundo não demorou a sair, veio aos 10 minutos, novamente com Claudinho, que aproveitou outro cochilo da defesa baiana. Este foi o décimo gol do meio-campista na competição.

O Massa Bruta continuou mandando no confronto, e chegou ao 3 a 0 aos 20 minutos, quando Raul recebe lançamento e, de frente para o goleiro Douglas, toca para Ytalo só escorar.

Com a vantagem alcançada na etapa inicial, o Bragantino apenas administrou o jogo no segundo tempo. Mas, mesmo em menor rotação, chegou ao quarto aos cinco minutos com Helinho.

Próximos jogos - O próximo compromisso do Bahia pelo Brasileiro será no dia 28, quando mede forças com o São Paulo. Já o Bragantino visita o Fluminense no dia 30 no estádio do Maracanã.

Depois do jogo - O técnico do Bahia, Mano Menezes, assumiu a culpa pela goleada. "A equipe toda foi mal, responsabilidade é minha. Jogo foi pensado por mim, comissão técnica. Não conseguimos frente nunca ao Bragantino. Quando tem essa dificuldade, é porque a gente não entendeu direito o jogo e isso é de responsabilidade do técnico."

Cruzeiro empata no Mineirão

A partida válida pela 22ª rodada do Campeonato da Série B começou com um minuto de silêncio em homenagem a João Freitas, o homem negro assassinado dentro de um supermercado em Porto Alegre (RS).

Com a bola rolando, o Cruzeiro ficou no 1 a 1 com o Figueirense nesta sexta (20) à noite, dentro do Mineirão.

A equipe Celeste dirigida por Luiz Felipe Scolari não perde há oito partidas, acumulando cinco empates e três vitórias.

Apesar da invencibilidade, a Raposa segue com 25 pontos e em posição delicada dentro da tabela, doze pontos atrás do conterrâneo América-MG, primeiro clube a abrir o pelotão do G-4, que ainda conta com Juventude, Sampaio Corrêa e a líder isolada Chapecoense.

Situação pior ainda é dos catarinenses, que estão no Z-4 com 20 pontos e na 18ª colocação.

O primeiro tempo começou com os donos da casa atacando, mas quem marcou primeiro foram os visitantes. Aos 11 minutos, Léo Artur encobre o goleiro Fábio e inaugura o marcador para o Figueira.

Mesmo não jogando bem, o Cruzeiro reagiu e, com um bonito chute de fora da área, aos 35, Airton deixou tudo igual no placar.

No início do segundo tempo, Sidão evitou a virada do Cabuloso. Régis chuta na entrada da área, o goleiro defende e, no rebote, evita o gol do boliviano Marcelo Moreno.

Quase no fim do jogo, o árbitro marca um pênalti para os cruzeirenses, mas volta atrás após o VAR (árbitro de vídeo) confirmar o impedimento no início do lance.

Se o céu parece longe, o inferno de uma queda para a Série C ainda é uma ameaça próxima. O time de Felipão está a cinco pontos do Náutico, que ainda não jogou nesta rodada e figura como primeiro clube do temido Z-4.

Na próxima terça (24), a Raposa vai à Arena Condá encarar a líder Chape. Já o Figueirense enfrenta o Sampaio Corrêa em Florianópolis um dia antes.

Chapecoense bate o Sampaio

O duelo entre os líderes da Série B terminou com o triunfo da Chapecoense por 3 a 1, na noite desta sexta (20), no estádio Castelão, em São Luís do Maranhão.

Com o resultado, o Verdão do Oeste segue na ponta da tabela após 22 rodadas com 47 pontos. O Sampaio Corrêa vem 10 pontos atrás na vice-liderança.

Quem tem a mesma pontuação é o Juventude, que soma 37. Os gaúchos golearam o Paraná por 5 a 0 dentro do Alfredo Jaconi.

No clássico do interior paulista entre Guarani e Botafogo-SP, pior para o time de Ribeirão Preto, que perdeu por 2 a 1 e está no Z-4, em penúltimo lugar na competição, enquanto o Bugre de Campinas segue na 13ª posição.

Jogando em casa, os maranhenses tomaram a iniciativa da partida contra a Chape. Aos 32 minutos, de pênalti, Caio Dantas cobra no canto direito e abre o marcador para a Bolívia Querida. Este foi o 15º gol do artilheiro na competição.

A reação catarinense viria, nos acréscimos da primeira etapa, com a cabeçada do atacante Anselmo Ramon.

No segundo tempo, aos 16, com uma finalização de joelho, o volante Alan Santos virou a partida. Aos 30, em contra-ataque, Mike amplia e dá números finais ao placar.

Juventude atropela o Paraná

Em Caxias do Sul, o Juventude não tomou conhecimento do adversário e atropelou o Paraná, que não vence há 4 jogos e contratou no início deste mês o técnico Rogério Micale.

No primeiro tempo, Renato Cajá duas vezes e Rafael Silva marcaram para a Juve do treinador Pintado. Na segunda etapa, a goleada consolidou-se com Gustavo Bochecha e Capixaba.

A virada aconteceria na segunda etapa com Júnior Todinho aos 19 minutos, aproveitando rebote do goleiro. Na comemoração, uma cena comum nesta sexta-feira, punhos cerrados e levantados para celebrar o Dia da Consciência Negra.