Música

Curta de Casa: um show com Iza e Brown (veja sem ir para a rua)

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Divulgação
Brown e Iza

Olá, este é o podcast Curta de Casa, eu sou Doris Pinheiro e esta edição, se prepare, está barril dobrado! E ela é em homenagem ao povo negro de todo o mundo e em agradecimento à imensa contribuição, em especial à alma de minha terra. 

Então vamos já chamando de cara um negão lindo, um grande artista que fala da participação dele neste sábado, 21, com transmissão direto do Museu do Ritmo, aqui em Salvador, a partir as oito da noite, num super show onde Iza e Orkestra Rumpilezz, sob a regência do maestro Letieres Leite, recebem Carlinhos Brown, Margareth Menezes, BNegão, Mateus Aleluia, Larissa Luz e Lazzo, que é o negão lindo que fala com a gente.

O show celebra o Dia da Consciência Negra e será transmitido pelos canais Multishow e da Devassa no Youtube. É uma versão especial do Devassa Encontros Tropicais. Eu sempre quis botar pra tocar esta música, desde que ouvi pela primeira vez e me emocionei muito. É de Lazzo e se chama 14 de maio. Momento perfeito para você ouvir, pensar e se emocionar também...

Ouça
14 de Maio - Lazzo Matumbi

***

E vamos a mais boas notícias! Não há  pandemia certa!

A Flipelô, nossa amada Festa Literária Internacional do Pelourinho vai acontecer de  10 a 13 de dezembro, homenageando o próprio Pelourinho e com saraus, espetáculos adultos e infantis, mesas de debate e contação de histórias transmitidos online, pelo canal www.youtube.com/flipelo.

***

Quer mais? De 25 a 29 de novembro e de 17 a 20 de dezembro, online, mas com a cabeça e o coração em Praia do Forte, acontecem os Ensaios FLIPF – ou seja, da Festa Literária de Praia do Forte. 

Roberto Aguiar foi saber mais pra gente...

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a Festa Literária de Praia do Forte (a partir de 4 minutos 30 segundos)

E é isso aí Roberto Aguiar jornalista da Revista Sobrado, parceira do Curta de Casa. Anote, acesse, curta os textos super bacanas: www.revistasobrado.com.br - jornalismo cultural crítico e independente.

E há mais música linda e negra para preencher a nossa vida nestes dias onde é importante ter consciência do mundo que estamos sempre a construir com nossas atitudes.

O Domingo no TCA deste dia 22 traz o maestro Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (olha eles de novo)  em seu concerto realizado na Filadélfia. Você assiste no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).

***

Vamos falar agora de artes visuais. Você está pegando o metrô e de repente se bate com mostras de poesia e fotografia. Legal, não é? Rosana Andrade (bem vinda Ró), que estreia na reportagem do Curta de Casa, conta tudo.

Clique no Play para ouvir a reportagem de Rosana Andrade sobre a exposição fotográfica (a partir de 7 minutos 57 segundos)

É simplesmente super, mega, power. De 23 a 29 de novembro acontece o SP-Foto Viewing Room no site www.sp-arte.com. A feira online reúne mais de 50 expositores, entre galerias, editoras e projetos especiais que trazem uma seleção minuciosa de fotografia e videoarte. Quem explica é Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Foto.

Repetindo... De 23 a 29 de novembro, SP-Foto Viewing Room no site www.sp-arte.com.

***

Lançamento mundial do segundo álbum da Orquestra Afrosinfônica, nas plataformas todas! Lindamente, o disco se chama Orin – A língua dos anjos, (Seo Matheus Aleluia soprando sempre no ouvido...). Sai  pelo selo Máquina de Louco, do BaianaSystem. Nas parcerias,  Matheus Aleluia, Gerônimo, Ricardo Amaro, Silvio Ricarti, Dodô Miranda, Beto Barreto, Russo Passapusso e Antonio Carlos e jocafi. 

A capa é assinada por Vik Muniz. O maestro Ubiratan Marques, músico e arranjador à frente da Orquestra Afrosinfônica gravou de madrugada para o Curta de Casa para bater uma papo na tranquilidade...

E o maestro Ubiratan Marques diz como Orin conecta a Afrosinfônica à língua dos anjos

Clique no Play para ouvir o maestro Ubiratan Marques (a partir de 12 minutos 19 segundos)

E agora você ouve aqui no Curta de Casa Nabeleli Yo, música do cantor e compositor  angolano Dodó Miranda. 

No vídeo
Nabeleli yo Yawe 

***

O fortalecimento da luta pela igualdade de gêneros é o objetivo do evento “UNIDAS: Mulheres em Diálogos”, que acontece de 25 a 28 de novembro, tendo Salvador e Berlim como cidades-sedes. 

Rosana Andrade foi saber mais...

Clique no Play para ouvir sobre o evento Unidas: Mulheres em Diálogos (a partir de 18 minutos 1 segundo)

***

E a Orquestra Sinfônica da Bahia, sempre antenada com as coisas do seu tempo, bota no ar neste 20 de novembro, às sete da noite, no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), uma bela homenagem às nossas raízes culturais africanas e dá destaque à música do candomblé no concerto em vídeo “OsBATALÁ”, que coloca no palco, junto com a OSBA, o grupo percussivo Rum Alagbê, projeto social do Terreiro Mãe Menininha do Gantois e os cantores Márcia Short e Lazzo Matumbi. 

A reportagem é de Iven Vit.

Clique no Play para ouvir a reportagem de Iven Vit sobre o concerto da OSBA (a partir de 20 minutos 13 segundos)

***

E para entrar no clima você ouve agora do compositor, professor e maestro Paulo Lima OSBA “Atotô do L'homme Armé”, Opus 39, com a Orquestra Sinfônica da Bahia.

No vídeo
Paulo Costa Lima, Atotô do L'homme armé, Op. 39

***

Preso no isolamento social, tendo de cuidar de tudo em casa, cabeça a mil, cabeça criativa a 10 mil, Frank Menezes acabou dando vida – personagem e texto – a seu novo espetáculo “Pai Lavoisier, que estreia neste sábado, 21, às 5 da tarde, online, ao vivo, direto do palco do Teatro Módulo, com direção de Marcelo Praddo.

Confira com Roberto Aguiar.

Clique no Play para ouvir Frank Menezes falar sobre seu novo espetáculo (a partir de 24 minutos 45 segundos)

O selo 999 é uma fábrica de sonhos da arte negra. E essa fábrica está em alta produção com o projeto Bendele liderado pelo cantor, compositor e rapper Diogo Moncorvo, o Baco Exu do Blues.

Iven Vit conta mais pra gente.

Clique no Play para ouvir sobre o projeto Bendele (a partir de 26 minutos 14 segundos)

No video
Vírus - Mercado Modelo | BANDELE

***

Em alta produção também está o BaianaSystem com sua Máquina de Louco! O queridíssimo Roberto Barreto bate um papão agora com a gente no Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir Roberto Barreto (a partir de 28 minutos 25 segundos)

E você ouve agora, encerrando esta edição do Curta de Casa, "Lockdown/Cidade Perdida”.

Ouça
Pavilhão 9 & BaianaSystem - Lockdown (Cidade Perdida)

Até semana que vem!