Curiosidades

Pragas urbanas aumentam nesta época do ano; Saiba como combater

Desinsetização é o serviço mais indicado para residências e empresas

A primavera já chegou e, com isso, a predominância de dias mais quentes. O aumento da temperatura, juntamente com a umidade e as chuvas esporádicas, causa a proliferação de pragas urbanas nas residências e empresas.  Além do incômodo, o aparecimento de mosquitos, cupins, ratos, baratas e até escorpiões traz inúmeros riscos à saúde, como a transmissão da leptospirose, dengue, chikungunya e febre amarela, além dos danos econômicos causados pelos cupins.

A bióloga e diretora técnica da LarClean, empresa especializada em saúde ambiental, Natalie Amorim, explica que as altas temperaturas aumentam a taxa metabólica dos insetos, que acabam se alimentando mais e, consequentemente, se multiplicam ao longo do ciclo. “As condições climáticas desempenham importante papel na incidência de pragas. Fatores como temperatura, umidade, oferta de alimentos, luz e vento influenciam no desenvolvimento, distribuição e abundância de insetos”, ressalta.

Em Salvador, baratas, cupins e formigas são os insetos mais comuns nesta época do ano. Para prevenir de possíveis infestações de forma corretiva ou preventiva, o melhor a se fazer é contratar uma empresa especializada em controle de pragas. Com a chegada das estações mais quentes, a bióloga fala que há um aumento de 90% na procura pelo serviço contra os cupins e cerca de 50% para baratas e mosquitos. Com tecnologia que permite que não seja mais necessário deixar o imóvel por dias inteiros, a desinsetização se torna indicada especialmente para os espaços comerciais que estão reabrindo após o período de quarentena.

“Com a pandemia alguns estabelecimentos permaneceram fechados por bastante tempo, contribuindo para a proliferação de pragas. A reabertura deve ser acompanhada para evitar situações desconfortáveis como o aparecimento de pragas durante o funcionamento”, destaca Natalie Amorim, que também ressalta a necessidade de trabalhar com a prevenção.

A técnica utilizada na desinsetização depende da localização da população infestante, seja em ambiente comercial ou residencial. As mais comuns são pulverização, tratamento com gel ou pó químico, tratamento com sistema aerossol, polvilhamento e armadilhas. Uma equipe especializada é responsável por esta identificação. A diretora técnica da LarClean conta que o serviço tem preço acessível, porém é preciso ficar atento as qualificações da empresa contratada. 

“A dedetização tem valor acessível, mas é preciso ficar atento também se a empresa investe em qualificações do seus funcionários, se utilizam produtos de qualidade, se possuem as certificações e documentações necessárias para oferecer o serviço, além de acompanhamento, garantia de serviço e suporte técnico”, finaliza Natalie.