Brasil / Segurança

Coordenador da Funai morre após levar flechada no peito de indígenas isolados

Rieli Franciscato somava mais de 30 anos de dedicação à proteção dos índios isolados

Acervo Pessoal

Rieli era coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru Eu Wau Wau e somava mais de 30 anos de dedicação à proteção dos índios isolados no Brasil

O coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau da Fundação Nacional do Índio (Funai), Rieli Franciscato, de 56 anos, morreu ontem, quarta-feira (9), após ser atingido no peito por uma flecha disparada por indígenas isolados do estado de Rondônia.

Rieli somava mais de 30 anos de dedicação à proteção dos índios isolados no Brasil. A informação é da Polícia Civil e da Associação Etnoambiental Kanindé. O caso aconteceu nas proximidades da Linha 6 em Seringueiras.

"Rieli dedicou a vida à causa indígena. Com mais de três décadas de serviços prestados na área, deixa um imenso legado para a política de proteção desses povos", afirma o coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai, Ricardo Lopes Dias.

Segundo a  associação, esta tribo indígena não sabe diferenciar defensores e inimigos. A Kanindé afirma que o teritório indígena "está sendo invadido e os índios estão tentando sobreviver".

Rieli Franciscato era  considerado como uma das grandes referências nos trabalhos de proteção  às tribos isoladas da Amazônia. O funcionário da Funai defendia o não contato com  estes índios e se esmerava para evitar conflito armado com a população local. Franciscato integrou parte da equipe que demarcou a primeira terra exclusiva para indígenas isolados.

De acordo com o boletim de ocorrência, o coordenador foi socorrido e levado por policiais militares ao Hospital Municipal de Seringueiras, mas resistiu ao ferimento e morreu.

A Polícia Civil investiga o caso.