Bahia / Curiosidades / Segurança

Cidades do interior baiano são atingidas por tremor de terra

O abalo de terra em Amargosa, foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP, em São Paulo, por duas vezes

Moradores de várias cidades do interior da Bahia, como Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, Amargosa, Castro Alves e Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, relataram nas redes sociais a ocorrência de tremores de terra na manhã deste domingo (30). Não há registro de feridos.

O abalo sísmico em Amargosa, foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP, em São Paulo, por duas vezes. O primeiro às  11:18:07 UTC (Coordenadas Universais de Tempo -um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares), de magnitude  3.7 mR na Escala Richter. O segundo, às 10:44:28 UTC, de magnitude  4.2 mR .

 

Veja o vídeo no momento exato do tremor de terra na cidade de Amargosa.

Vídeo via: criatiava online


Em Santo Antônio de Jesus, Manoel Souza, 53 anos, morador do município, diz que estava deitado na cama quando sentiu o chão tremer.

"Eu pensei que era um trator, um rolo compressor passando aqui na rua. Tremeu tudo por uns 20, 30 segundos. Olhei pela janela e vi que não tinha nada na rua, foi muito estranho, tinha vizinho que saiu correndo, desesperado. Nunca passei por isso, é uma sensação muito estranha. Soube que aconteceu também em Ilhéus e Itabuna", diz.

Na cidade de São Miguel das Matas, morador Jadson Penine conta que o chão chegou a tremer pelo menos três vezes. "A primeira foi 7h40, foi muito forte, balançou a casa. E agora, umas 8h15, tremeu de novo, forte. E 8h30 deu um fraquinho. Caíram produtos das prateleiras do mercado. Balançou tudo".