Seu Pet / Televisão

Veja os destaques da TV Brasil para sexta-feira (28/8)

Folclore amazonense é um deles, assim como documentários sobre vida animal

Foto: TV Brasil
TV
Toadas folclóricas de Parintins

TV Brasil leva ao ar especial com toadas folclóricas de Parintins

Produção da TV Encontro das Águas resgata cultura popular amazonense

As antológicas toadas do Festival de Parintins animam a noite desta sexta-feira (28) da TV Brasil, às 22h30. Direto da Vila Bulcão, às margens do Rio Amazonas, a tradição do boi bumbá é celebrada no especial "Grande Roda de Toada", produzido pela afiliada TV Encontro das Águas.

No programa exibido pela emissora pública, o embaixador do folclore, Helen Veras, comanda a festa e recebe grandes compositores e intérpretes da música parintinense. Artistas da nova geração se encontram com a velha guarda para resgatar composições que contam parte da história do Festival Folclórico de Parintins. 

Pela primeira vez sem Festival em mais de 50 anos de tradição, representantes dos bois Garantido e Caprichoso deixam de lado a rivalidade e se entregam à brincadeira dos bumbás nos estúdios da TV Encontro das Águas. O encontro resgata o folclore popular e mantém viva a essência da cultura popular parintinense.

Sem Censura destaca impacto da pandemia no futuro das crianças 

Programa também aborda aulas de defesa pessoal para o público feminino 

O Sem Censura que a TV Brasil leva ao ar nesta sexta-feira, às 14h, ao vivo, debate temas relevantes ao momento em que o país e o mundo atravessam. Por Skype, o apresentador Bruno Barros conversa com a psicóloga Grace Falcão e com a lutadora Kyra Grace.

Durante o bate-papo, Grace comenta sobre os possíveis traumas no futuro das crianças decorrentes da pandemia e dá dicas de como minimizá-los. Isolamento social, aulas presenciais suspensas, aumento do uso de dispositivos eletrônicos são alguns dos aspectos que podem impactar psicologicamente os pequenos. 

Ainda no programa de sexta, Kyra Grace fala do seu curso online de defesa pessoal feminina especialmente voltado ao combate da violência contra a mulher. Em dez aulas, a lutadora e oito vezes campeã mundial de jiu-jitsu oferece ensinamentos e simulações para ajudar as mulheres a se defenderem de agressões físicas.

TV Brasil exibe terceiro episódio inédito da série Vale de Água e Fogo

Produção mostra consequências da seca na fauna e flora da região africana

Vai ao ar nesta sexta (28) o terceiro episódio inédito de Vale de Água e Fogo, às 20h30, na TV Brasil. Em "Morrendo pela chuva", a série documental revela os impactos da estação seca na fauna e na flora da região do Rio Luangwa, na Zâmbia.

A obra do canal canadense Love Nature mostra a dinâmica do ecossistema nos parques nacionais ao sul do rio, um dos lugares mais selvagens da África. O destino de todos animais que lá habitam está ligado às duas estações opostas - a úmida e a seca.

Conteúdos ambientais brasileiras e do exterior 

A faixa nobre da programação da TV Brasil apresenta diversas obras documentais com foco na questão ambiental. A série Parques do Brasil está em sua segunda temporada aos domingos, às 19h, e disponível no aplicativo EBC Play.

O seriado que destaca diversos parques nacionais é resultado de uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil, com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Outra atração é a série nacional Brasil Visto de Cima que mostra as belezas naturais do país em janela diária de segunda a sexta, às 20h, com a exibição dos 135 episódios das cinco temporadas inéditas em sinal aberto.

De segunda a sexta, às 20h30, a emissora pública exibe produções internacionais com foco no meio ambiente. O País do Grande Felino vai ao ar às segundas, com seis episódios semanais de 50 minutos. As séries Animais Bebês e Criaturas Estranhas são o destaque das terças, às 20h30 e às 21h, respectivamente, com sete e 13 programas de 30 minutos cada.

Já nas quartas, às 20h30, o seriado Ilha dos Macacos acompanha os desafios na vida de três espécies de primatas na floresta tropical do Sri Lanka em uma antiga cidade em ruínas. O seriado Terra, o Poder do Planeta é a atração das quintas, também às 20h30, com uma abordagem científica sobre as forças da natureza, com cinco edições semanais

"O Grande Jogo" do seriado policial Sherlock ganha as telas da TV Brasil 

Na trama, exibida em duas partes, detetive conhece seu inimigo Jim Moriarty

A primeira parte do episódio "O Grande Jogo" da aclamada série Sherlock tem exibição nesta sexta-feira (28), às 21h30, na TV Brasil. O desfecho do capítulo vai ao ar na segunda-feira (31), em mesmo horário.

Ao todo, a emissora pública apresenta todos os 13 episódios do seriado de drama policial, sempre em duas edições de 45 minutos, sendo cada uma dessas partes por dia, de segunda a sexta-feira. Um dos destaques da programação para 2020, a obra faz parte de um pacote com 60 horas de conteúdos de dramaturgia, produções documentais e de cunho ambiental que contempla sucessos como "Guerra e Paz" (2016), "Contos de Charles Dickens" (2015) e "Os Mosqueteiros" (2014).

Na trama de "O Grande Jogo", Sherlock Holmes investiga a morte de um jovem funcionário público após insistência de seu irmão Mycroft. Logo o detetive acaba envolvido em uma batalha de inteligência com desafios cada vez maiores.

Uma pista estranha em uma sala vazia, um carro encharcado de sangue, um velho mestre inestimável, um bombardeiro maluco. Com o tempo, se descortina uma disputa entre Sherlock, John e o estranho sombrio que parece saber todas as respostas. Neste capítulo, o detetive conhece seu arquirrival, Jim Moriarty. 

Banda Detonautas faz apresentação acústica no Todas as Bossas desta sexta (28/8)

Grupo carioca já dividiu palco com ícones como Red Hot Chilli Peppers e Guns N' Roses 

O programa musical Todas as Bossas da TV Brasil exibe um show acústico da banda Detonautas Roque Clube nesta sexta-feira (28), excepcionalmente à meia-noite e meia. Com letras politizadas, mas, também, sentimentais, o grupo carioca apresenta antigos hits e canções mais recentes.

Formada em 1997 e liderada pelo cantor Tico Santa Cruz, a banda já dividiu palco com ícones como Red Hot Chilli Peppers, Guns N' Roses e System of a Down. Durante o Todas as Bossas, os músicos interpretam sucessos como "Brother" e "Tô aprendendo a viver sem você".

Em maio deste ano, o Detonautas lançou em todas as plataformas de streaming a canção "Fica Bem", um relato sobre aflições e desejos do isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus.

Três meses depois, o grupo divulgou também nas plataformas digitais o segundo single produzido na quarentena, "Carta ao Futuro". A nova música ganhou um animado videoclipe, assinado pela Seven Digital Content.