Seu Pet / Televisão

Meio ambiente é destaque na TV Cultura

Que estreia série da BBC e reportagens temáticas no Repórter ECO

Foto: TV Cultura - divulgação
TV
primeiro episódio da série da BBC O Grande Descongelamento Americano

Neste domingo (23/8), a TV Cultura apresenta uma programação recheada de atrações dedicadas ao meio ambiente. Às 17h, na faixa Planeta Terra, a emissora exibe o primeiro episódio da série da BBC O Grande Descongelamento Americano, que mostra a ciência por trás do inverno de Yellowstone, famoso parque dos Estados Unidos.

Já a partir das 18h, vai ao ar o Repórter Eco, que nesta semana traz reportagens sobre os 20 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o papel da pecuária no desmatamento da Amazônia e, ainda, fala do impacto da pandemia na vida das crianças. 

O Grande Descongelamento Americano

Em três episódios, a produção inédita na TV Cultura mostra as diferenças entre o inverno, a primavera e o verão no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. A vida selvagem abundante do local tem de lidar com mudanças drásticas no ambiente a partir da variação da temperatura nas estações do ano. Produção da Unidade de História Natural da BBC em parceria com a PBS. 

Repórter Eco

Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa exibe uma matéria sobre os 20 anos do sistema criado para organizar e monitorar as áreas protegidas no Brasil, o SNUC. A gerente de ciências da ONG WWF-Brasil, Mariana Napolitano, fala um pouco sobre as conquistas ao longo desse período. 

A atração ainda apresenta uma reportagem sobre a perda de vegetação da Amazônia para a pecuária. A área tem atualmente mais de 85 milhões de cabeças de gado. Na década de 1970, o rebanho era um décimo desse tamanho. Além disso, a edição também conta com uma entrevista especial com João de La Riva, um menino de 9 anos, que oferece sua visão sobre a pandemia do coronavírus.