A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira (31) ter concluído negociações com a empresa farmacêutica francesa Sanofi para a compra de 300 milhões de doses de uma potencial vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Segundo Bruxelas, "uma vez comprovado que a vacina é segura e eficaz" contra a Covid-19, a instituição avançará com "uma estrutura contratual para a compra de 300 milhões de doses, em nome dos 27 Estados-membros da UE". O valor do acordo não foi revelado.
Além disso, o comunicado informa que o bloco continua intensas discussões com outros produtores de vacinas, porque está fazendo "tudo o que está ao seu alcance para assegurar que os europeus tenham acesso rápido a uma vacina que seja segura e os proteja do coronavírus".
Para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, este é o "primeiro passo importante de uma estratégia europeia de vacinas muito mais ampla".
"Embora não saibamos hoje qual a vacina que funcionará melhor no final, a Europa está a investir em um portfólio diversificado de vacinas promissoras, com base em vários tipos de tecnologias, o que aumenta as nossas hipóteses de obter rapidamente um tratamento eficaz contra o vírus", explicou ela.