Esportes

Flamengo vence o Volta Redonda e decide Taça Rio contra Fluminense

O Volta Redonda tentou encarar o Flamengo, mas acabou dando a lógica

Foto: Flamengo
Bruno Henrique
Bruno Henrique fez os 2 gols

Sem sustos, o Flamengo confirmou o favoritismo dentro de campo e está na final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Na tarde deste domingo, no Maracanã, a equipe superou o Volta Redonda por 2 a 0, com dois gols de Bruno Henrique.

O adversário do Flamengo será o Fluminense, que empatou sem gols com o Botafogo e avançou por ter melhor campanha na fase de grupos.

Na final, a ser realizada na próxima quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, não haverá vantagem do empate para ninguém e, caso o confronto termine empatado, a decisão será nos pênaltis. 

Ficou definido, em sorteio, que a final da Taça Rio terá mando do Fluminense.

Caso conquiste a Taça Rio, o Flamengo será declarado campeão estadual, pois também venceu a Taça Guanabara e tem melhor campanha geral. O Mengo será bicampeão, porque venceu em 2019.

A partida começou equilibrada com troca de passes no meio-campo e a primeira boa chance surgiu apenas aos 11 minutos a favor do Flamengo.

Rafinha cruzou do meio-campo nas costas dos zagueiros e encontrou Bruno Henrique no lado esquerdo da área. Ele, porém, finalizou com o pé direito e a bola foi para fora, mas assustou.

Sem conseguir furar a defesa do Flamengo, o Volta Redonda respondeu aos 14 minutos com chute de fora da área. Pedrinho cortou da esquerda para o meio e finalizou forte. No meio do gol, Diego Alves foi obrigado a espalmar.

Na sequência, o Flamengo teve duas oportunidades. Uma com chute de Everton Ribeiro, rasteiro e para fora. E outra em contra-ataque com Gerson acionando Arrascaeta, que chutou por cima.

Mais solto no jogo, o Flamengo conseguiu passar pela forte marcação do Volta Redonda com passes rápidos para marcar o primeiro gol aos 21 minutos. Filipe Luís tocou para Gabriel, que de primeira acionou Bruno Henrique pelo lado esquerdo da área. Ele passou o pé direito na bola e tocou no lado oposto do goleiro.

Apenas dois minutos depois, em jogada de escanteio, Bruno Henrique completou cruzamento de cabeça e quase ampliou.

Douglas Borges fez grande defesa e tirou em cima da linha. O Flamengo cresceu muito no jogo e o Volta Redonda não conseguiu responder.

Apesar do volume, não houve chance clara até aos 42 minutos, quando Gabriel foi acionado por Arrascaeta e chutou rasteiro para outra defesa do goleiro adversário.

Na volta do intervalo, antes dos dois minutos, Gerson finalizou dentro da área, mas parou na excelente defesa de Douglas. Aos quatro, porém, o goleiro do Volta Redonda não conseguiu evitar o gol. Gabriel tocou em profundidade para Bruno Henrique, que driblou o arqueiro e tocou rasteiro para fazer o segundo.

Leia Mais

A equipe rubro-negra seguiu dominando amplamente a partida e só não ampliou por conta de repetidas defesas do goleiro adversário. Defendeu ao menos dois chutes de Gabriel e outro de Michael.

A primeira boa chance do Volta Redonda no segundo tempo surgiu aos 22 minutos, quando Saulo Mineiro foi lançado atrás do setor defensivo e chutou de esquerda para fora. Apesar de continuar no ataque, o Flamengo diminuiu o ritmo e o placar terminou 2 a 0.

Como foi Fluminense x Botafogo

Fluminense e Botafogo fizeram um jogo sem muitas emoções na tarde deste domingo no Estádio Nilton Santos. Melhor para o time tricolor, que garantiu vaga na final da Taça Rio com o empate sem gols.


Fluminense e Botafogo empatara sem gols no Estádio Nilton Santos - Foto: Botafogo

Por ter realizado melhor campanha na fase de grupos, o Fluminense tinha a vantagem do empate. A final será contra o Flamengo, na quarta-feira, às 21h30, no Maracanã.

Diferente das semifinais, o time de melhor campanha não tem a vantagem do empate na final. Por isso, em caso de empate no tempo normal, a decisão vai para os pênaltis.

Antes da bola rolar no Nilton Santos, jogadores de Fluminense e Botafogo posaram juntos com uma faixa dizendo: "Respeitem nossa história". Os dois clubes eram contrários a retomada do Campeonato Carioca neste momento.

Mesmo tendo a vantagem do empate, o Fluminense começou a partida em cima do Botafogo e assustou logo aos três minutos. Nenê cobrou falta na marca do pênalti e Nino desviou com muito perigo. Gatito Fernández só acompanhou.

A resposta do Botafogo veio aos dez. Luiz Fernando cruzou rasteiro e a bola caiu nos pés de Luis Henrique, que dominou e mandou para fora. Na sequência, o time alvinegro criou mais duas boas oportunidades.

Aos 17, Pedro Raul recebeu de Danilo Barcelos e bateu para defesa de Muriel. O rebote voltou para o atacante, que mandou pela linha de fundo. Depois, Honda cruzou e Pedro Raul cabeceou. O goleiro tricolor desviou para escanteio.

Depois de muito tempo sem conseguir chegar com perigo, o Fluminense voltou a assustar aos 37 minutos em chute de Yago pela linha de fundo. Logo depois, Nenê cobrou falta e viu a bola passar raspando a trave de Gatito Fernández.

Na volta do intervalo, o Botafogo chegou logo aos sete minutos em finalização de Pedro Raul por cima do gol. Em uma das melhores oportunidades, Fred recebeu de Wellington Silva e chutou "mascado". A bola passou perto da trave.

Precisando da vitória para se classificar, o Botafogo só não abriu o placar aos 26 minutos porque a finalização de Bruno Nazário explodiu na trave. Aos 30, Fred caiu no gramado parecendo sentir dores musculares e foi substituído por Evanilson.

Nos minutos finais, o Botafogo partiu com tudo para cima e o Fluminense passou a explorar o contra-ataque. Em um desses lances, Evanilson foi travado por Marcelo Benevenuto na hora do chute. Aos 45, o atacante tricolor cabeceou e Gatito Fernández espalmou para escanteio.

Na base do desespero, o Botafogo quase marcou no último lance. Muriel tirou de soco após cruzamento e a bola caiu nos pés de Rafael Navarro, que dominou e bateu para grande defesa do goleiro tricolor.