Pelo Twitter, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA), cogita decretar o bloqueio total em toda a cidade, caso os soteropolitanos continuem a desobedecer as medidas de combate ao novo coronavírus.
Se uma parte da população insistir em descumprir as determinações, fazendo festa, provocando aglomerações, não teremos outra alternativa a não ser decretar o toque de recolher em Salvador. Não é o que queremos, mas não podemos aceitar atitudes de desrespeito à vida.
— ACM Neto (@acmneto_) May 27, 2020
ACM Neto chamou de "baderneiros" as pessoas que desrespeitam o decreto. Ele espera que até a primeira quinzena de junho a cidade já já possa liberar as atividades econômicas para o comércio voltar normal.
"Eu vejo a insistência das pessoas em não respeitar o decreto , de fazer guerra de espadas, festas paredões ou aglomerações. Se isso continuar, eu não terei outra alternativa a não ser decretar o fechamento total de todas as atividades econômicas da cidade. Eu espero e desejo realmente que Salvador possa voltar ao normal até a primeira quinzena de junho, mas o povo tem que colaborar".
ACM Neto frisou que a Prefeitura e o governo do Estado estão fazendo um esforço para impedir o colapso no sistema de saúde na capital, daí a necessidade da população respeitar as regras de isolamento social e uso de máscaras.
"Estamos fazendo um esforço enorme para ampliar o número de leitos, mas a pressão sobre o sistema de saúde continua. Ontem, a ocupação das UTIs alcançou 88%. Esperamos diminuir esse índice essa semana, com a criação de mais leitos e também com os resultados que esperamos que possam vir dessa semana de suspensão das atividades comerciais".
Periperi tem restrições mais severas
Começa amanhã, quinta-feira (28 de maio) as medidas de regionalizadas e ações de proteção à vida no combate à pandemia no bairro de Periperi , com validade de sete dias. O anúncio foi feito ontem, terça-feira (26) pelo prefeito ACM Neto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o bairro de Periperi tem 65 casos resgistrados de Covid-19.
Além de Periperi, Liberdade e do Lobato, as medidas regionalizadas seguem em andamento nos bairros de Plataforma, Brotas, Cosme de Farias, Massaranduba e Uruguai.
Nesses locais, assim como vai acontecer em Periperi a partir de quinta, a Prefeitura faz distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência e Cras Itinerante