Agenda / Artes Visuais / Fim de Semana / Palco

Artistas negras e processos criativos entram em debate

É tema da live que a artista visual e cênica Lindiwe Matshikiza

Foto: Juh Almeida
Artes Visuais
Performance de Candai Calmon

“Uma coisa leva a outra: processos criativos de cinco artistas negras gestionados no Atlântico Sul” é tema da live que a artista visual e cênica Lindiwe Matshikiza, da África do Sul, ex-residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, e a bailarina e educadora brasileira Candai Calmon realizarão juntamente com outras três artistas negras que vão compartilhar seus projetos e processos artísticos engajados em seus territórios.

A dançarina Luiza Meireles (Brasil), a multiartista Loiá Fernandes (Brasil) e a artista cênica, escritora e educadora Mwenya B. Kabwe (Zâmbia/África do Sul) serão as convidadas, que têm como ponto em comum das suas produções, o fato dos processos criativos serem continuados.

“Debater a arte e sobretudo quando se tem um protagonismo feminino é uma postura necessária em um contexto social que as mulheres costumam estar à margem. Visibilizar as produções femininas sempre foi o propósito da Casa Respeita as Mina e, por isso, nossa alegria em sermos parceiras do Goethe nesta live”, detalha a diretora da Maré Produções, Fernanda Bezerra. 

Com o apoio da Casa Respeita as Mina, iniciativa da Maré Produções e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a live internacional acontece amanhã (08), terá a mediação da jornalista Mira Silva, com tradução simultânea de Fernanda Amâncio. A transmissão online será na plataforma Chorus Call, com tradução simultânea para português e inglês, acessível pelas páginas de Facebook das unidades do Goethe-Institut de Salvador e Joanesburgo.

Anote!

O que: Live internacional “Uma coisa leva a outra: processos criativos de cinco artistas negras gestionados no Atlântico Sul”

Quem: Lindiwe Matshikiza (África do Sul), Mwenya B. Kabwe (África do Sul/Zâmbia), Candai Calmon, Loiá Fernandes e Luiza Meireles (Brasil)

Mediação: Mira Silva

Quando: Amanhã (8) às 16h (Brasil) e 21h (África do Sul)

Onde: Plataforma online Chorus Call com tradução simultânea para português e inglês

Acessível pelas páginas de Facebook das unidades do Goethe-Institut de Salvador (www.facebook.com/goethe.bahia) e de Joanesburgo (www.facebook.com/goethe.joburg)

Classificação indicativa: Livre