O Coronavírus modificou rotinas e comportamentos mundo afora. Mas apesar do medo e da angústia, a pandemia também está abrindo espaço para reflexões profundas sobre nossos princípios e valores como sociedade. Uma delas está voltada para a importância da filantropia e seu impacto social, com recordes históricos de doações. Em meio a essa cadeia de transformação, a consultoria CAUSE apoiou o desenvolvimento do AoVivoPelaVida com o desenvolvimento das narrativas e mapeamento de públicos para ampliar o engajamento nas causas determinadas.
Iniciativa organizada pelo Grupo Dadivar e a Agência SUBA, o festival online, que acontece entre os dias 24 e 26 de abril, com lives transmitidas pelo Instagram e pelo Youtube, arrecadará doações para o Fundo Emergencial da Saúde para a Saúde, que contribuirá para a aquisição de materiais e equipamentos para o sistema público de saúde, e a ONG Ação da Cidadania que irá fornecer alimentos para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade por meio da entrega de cestas básicas.
Co-fundadora da CAUSE, Monica Gregori acredita que o cenário atual corrobora para uma mudança de comportamento da sociedade, antes mobilizado pela lógica de consumo. Em meio à crise pandêmica, o despertar de um senso de coletividade tende a impactar no posicionamento das marcas e instituições.
"Mobilizações como essa reforçam que, neste momento, há uma preocupação que vai muito além do olhar apenas para si mesmo, seja um indivíduo ou uma organização. Temos acompanhado o impacto da COVID-19 no aspecto econômico e social, com sistemas de saúde confrontando um quadro delicado e a redução da insegurança alimentar como duas causas importantes a serem apoiadas para minimizar os efeitos desta pandemia", afirma.
Um dos organizadores do evento, o Grupo Dadivar é um conjunto de negócios de impacto social com a missão de fortalecer a relação entre marcas e seus públicos de interesse. Enzo Celulari, sócio fundador da Grupo, acredita que o AoVivoPelaVida tem como papel um chamado para as instituições e a sociedade.
"O festival tem como propósito conectar pessoas e empresas para um bem maior. Essa conscientização e mobilização para angariar doações irão ter impacto direto para o fortalecimento do sistema de saúde, assim como para pessoas de baixa renda, através da doação de alimentos. Há um espaço para mudanças permanentes para além desta crise", enfatiza.
Já a CEO e fundadora da SUBA, Fabiana Bruno, aposta na união junto a Dadivar para fomentar ainda mais o potencial de doações no Brasil. "Estamos unidos no intuito de aproximar nomes fortes às marcas a favor de causas sociais. Além da empatia coletiva, existe um desejo e interesse em colaborar com o próximo. Queremos ser facilitadores deste movimento social único".
A iniciativa mobilizou também outros parceiros a apoiar a realização do festival de forma voluntária, como Doare, Mattoni Comunicação e o Movimento Bem Maior.