JB Cardoso

Vereadores de Feira têm escorpião no bolso

Por enquanto, só doaram o que já é do povo

Com a presença indesejável do coronavírus entre nós, e sabendo que a participação dele em nosso cotidiano deve aumentar exponencialmente nos próximos dias, os vereadores de Feira de Santana aprovaram por unanimidade um projeto de lei que autoriza o prefeito Colbert Martins a usar a verba do Orçamento Impositivo na Saúde, especialmente no combate à proliferação do vírus que vem causando uma pandemia jamais vista pela humanidade. Mas isto não significa nenhuma magnanimidade dos edis. Do bolso deles, na verdade, não vai sair um centavo.

O Orçamento Impositivo prevê que cada vereador pode indicar ao prefeito onde utilizar uma fração do orçamento do município. Assim, cada edil aponta o uso da verba geralmente em seus redutos eleitorais, ato que marca a presença parlamentar na localidade, podendo gerar votos nas eleições. Em 2020 cada vereador dispunha de R$ 255 mil para indicar o uso. Alguns se anteciparam ao PL e anunciaram em suas redes sociais a destinação da verba para a saúde, sem deixar clara a origem. Com isso, parece que o vereador pegou dinheiro do próprio bolso para doar à Saúde de Feira de Santana. Há pessoas que acreditam nisso.

Na verdade, o dinheiro seria usado em outras situações, indicadas pelos parlamentares. Agora, será obrigatoriamente usado no combate ao coronavírus.

Mas os vereadores poderiam dar um exemplo bem maior de comprometimento com o povo feirense. Assim como está sendo feito em diversas cidades do Brasil, eles poderiam reduzir o próprio salário, e destinar a sobra para o combate à Covid-19. Ainda que o montante não fosse eliminar os efeitos da pandemia, o valor iria ajudar várias entidades a adquirirem equipamentos de proteção, por exemplo. E aí, sim, os vereadores poderiam dizer que fizeram uma doação à causa.

Mas pelo que vi até agora, os 21 parlamentares de Feira de Santana possuem um escorpião dentro do bolso, impedindo que os mesmos peguem a carteira e doem do próprio dinheiro para a saúde dos cidadãos. Por enquanto, só doaram o que já é do povo: dinheiro do orçamento municipal.

Esta é a minha opinião!