Palco

Vai ter domingo no TCA via web

Com a a peça 'Foi Por Esse Amor'

Foto: Diney Araújo
Teatro
Com programação presencial suspensa, Teatro Castro Alves promove espetáculo na internet

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro e o aniversário de Salvador, o Teatro Castro Alves (TCA), diante da suspensão de sua agenda de eventos por conta das medidas para enfrentamento do Covid-19 (Coronavírus), vai apresentar o Domingo no TCA pela internet, garantindo as celebrações pelas datas citadas e a continuidade da realização do projeto.

Neste domingo, 29 de março, às 11h, será veiculada no YouTube a peça “Foi Por Esse Amor”, protagonizada pelo ator João Guisande, ao lado do seu pai, Antônio Roque. O acesso será ativado nas redes sociais do TCA (@teatrocastroalvesoficial, no Facebook e no Instagram) e a sessão presencial, que ocorreria neste mesmo dia, vai ser remarcada tão logo possível.

A montagem traz à tona histórias e memórias da dupla, junto de narrativas sobre o cotidiano soteropolitano. Disposto a refletir sobre as relações, especialmente as familiares, o espetáculo passeia pelo amor de pai e filho pelo carnaval, dúvidas e medos da infância, juventude e velhice, além da antiga rivalidade BAxVI: Roque é torcedor do Bahia e João torce pelo Vitória.

“Foi Por Esse Amor” põe em cena um coronel da Polícia Militar que, através da sua primeira experiência como ator, aborda também a vida após aposentadoria.

Antônio Roque concluiu recentemente o seu primeiro curso amador de teatro, e descobriu o desejo de atuar quando se aposentou. Com o auxílio do filho, ator profissional, ele entendeu que a vontade, na verdade, sempre existiu.

Esta experiência é contada na encenação. Para João, a peça é um modo de expandir sua vivência no teatro documentário, dando continuidade ao seu trabalho de pesquisa. Nela, o artista explora a improvisação, contação de histórias, memórias afetivas e criativas.

Com texto e direção assinados por João Guisande, a narrativa convoca o público a relembrar, reviver e recuperar suas próprias histórias, valorizando seus afetos familiares. A ideia dos atores é propor debates sobre amor com humor.

No ano de 2019, “Foi Por Esse Amor” fez sua primeira circulação internacional, passando por quatro cidades em Portugal: apresentando-se em festivais e mostras de teatro nas regiões de Fafe, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Joane (Famalicão) e Sabugal. Por conta deste espetáculo – e pela obra “Retratos Imorais” – Guisande recebeu o Prêmio Braskem de Teatro 2018 na categoria melhor ator.