JB Cardoso

O superpoderoso coronavírus e o toma-lá-dá-cá dos políticos

E eis que um ser microscópico coloca o mundo de joelhos. O Coronavírus – ou Covid-19 – muda o mapa econômico mundial, obriga governos a tomarem medidas de contenção e – pasmem – ensina a humanidade e lavar as mãos corretamente. Um ser superpoderoso, com certeza.

Em Feira de Santana, pioneira nos casos confirmados da doença entre baianos, as medidas seguem o cardápio já mostrado em outras partes do globo: suspensão de aulas, adiamento da Micareta, jogo de futebol sem torcida, entre outras. O prefeito segue um protocolo mundial e os vereadores da base de apoio usam a tribuna para elogiar o prefeito. Faz parte jogo toma-lá-dá-cá, muito praticado em anos eleitorais.

Neste contexto, um vereador acabou se sobressaindo. Edvaldo Lima (PP) vinha se ocupando no combate ao Covid-19 desde antes do carnaval. Aliás, ele chegou a fazer uma petição ao MP para que fosse cancelado o carnaval de Salvador, por conta dos riscos de contaminação. Obviamente, não conseguiu. Em Feira, ele acionou o MP para que a Micareta fosse suspensa. Com o agravamento da crise, o prefeito Colbert Martins decretou o adiamento da festa. Edvaldo não perdeu tempo: em suas redes sociais ele postou “vencemos”, como se a coisa toda fosse uma disputa, e não um caso de saúde pública.

Mas atitudes de políticos, que se aproveitam destes momentos para aparecer, não devem surpreender. É sempre mais do mesmo. Sempre.

Esta é minha opinião!