Cinema / Fim de Semana

Confira a programação da Mostra Ecofalante de Cinema em Salvador

Festival discute derramamento de petróleo e novas formas de trabalho em sessões seguidas de debate 

Foto: Divulgação
Cinema
Cena de Está Tudo Bem

Filmes abordam questões polêmicas como a saúde na Venezuela, o desastre de Chernobyl, a organização dos trabalhadores rurais nos EUA e o lixo eletrônico em Gana

Programação é gratuita e acontece até 18 de março na Sala Walter da Silveira

Até o dia 18 de março Salvador recebe a itinerância da Mostra Ecofalante de Cinema, festival considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado à temática socioambiental. As exibições acontecem na Sala Walter da Silveira.

A programação conta com 12 filmes de diversos países, trazendo reflexões sobre temas urgentes ligados a questões socioambientais contemporâneas, como o desconhecido transporte global marítimo e suas consequências para os oceanos e ao meio ambiente como um todo, as mudanças no mundo do trabalho e a uberização, a situação do sistema de saúde na Venezuela atual ou da epidemia de Ebola em Serra Leoa, o desastre de Chernobyl, a organização dos trabalhadores rurais nos EUA e o lixo eletrônico em Gana. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.

Programação

16/03 (segunda-feira) - 15h

Superalimentos (Canadá, 2018, 70’ - dir. Ann Shin)

17h

Golpe Corporativo (Canadá/EUA, 2018, 90’ - dir. Fred Peabody)

17/03 (terça-feira)

15h

Está Tudo Bem (Venezuela/Alemanha, 2018, 70’ - dir. Tuki Jencquel)

17h

Dolores (EUA, 2017, 95' - dir. Peter Bratt)

18/03 (quarta-feira) - 15h

A História do Porco (Em Nós) (Bélgica, 2017, 120’ - Jan Vromman)

17h

Bem-Vindo a Sodoma (Áustria, Gana, 2018, 92’ - Florian Weigensamer, Christian Krönes)

Sinopses

Dolores

EUA, 2017, 95' - Peter Bratt

Dolores Huerta é uma das mais importantes, embora pouco conhecidas, ativistas da história dos Estados Unidos. Co-fundadora da Farm Workers Union, contribuiu enormemente para a luta por direitos trabalhistas, igualdade racial e paridade de gênero, tornando-se uma das mais notórias feministas do século XX. O filme conta a história de uma vida dedicada à mudança social

Está Tudo Bem

Venezuela / Alemanha, 2018, 70’ - Tuki Jencquel

A dona de uma farmácia, um jovem cirurgião, um ativista social e dois pacientes com câncer enfrentam a falta de medicamentos que está no centro da crise do sistema de saúde da Venezuela. Sua rotina inclui percorrer diariamente várias farmácias em busca de remédios, que demoram a chegar e nunca vêm em quantidade suficiente, e vasculhar a internet em busca das caixas que sobraram dos pacientes mortos.

Golpe Corporativo

Canadá/EUA, 2018, 90’ - Fred Peabody

“Donald Trump não é a doença, é o sintoma.” Este filme narra a história por trás do “golpe corporativo” que se deu muito antes das últimas eleições. Tal golpe seria a origem de muitos dos problemas na democracia atual, controlada por lobistas e pelo corporativismo. Acompanhamos as consequências desastrosas para os mais vulneráveis da sociedade, incluindo residentes das chamadas “zonas de sacrifício”, como o Cinturão da Ferrugem nos EUA, onde a indústria do aço já foi muito próspera, mas que hoje sofre com o fechamento de fábricas e a terceirização. O filme capta ainda histórias devastadoras dos moradores de Camden, na Nova Jersey, que vêm sofrendo os efeitos de ideologias e políticas neoliberais, globalistas e corporativistas.

Superalimentos

Canadá, 2018, 70’ - Ann Shin

Todos os anos um novo “superalimento”, com propriedades nutricionais extraordinárias, é apresentado ao ocidente. Este filme explora os fatos e mitos por trás dos superalimentos. Revela o efeito cascata dessa indústria nas famílias de agricultores e pescadores mundo afora, explorando paisagens e povos da Bolívia, Etiópia e do arquipélago de Haida Gwaii, no Canadá. Divulga ainda os grandes problemas gerados pela globalização dos superalimentos, incluindo efeitos imprevistos na saúde, segurança alimentar, agricultura sustentável e nas práticas de comércio justo.