Fim de Semana / Música / Palco

Concha Negra apresenta neste sábado Ópera dos Terreiros

Uma espécie de 'Romeu e Julieta'

Foto: Divulgação
Música
Espetáculo narra diversidade étnica dos negros no Brasil

Dentro do projeto Concha Negra, o Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) apresenta a sua “Ópera dos Terreiros”, com música e libreto de Aldo Brizzi e letras de Jorge Portugal.

Com oito personagens principais, além do Coro do NOP, “Ópera dos Terreiros” aborda o amor proibido entre os personagens Nzailu e Dara, uma espécie de “Romeu e Julieta”, na história das pessoas negras que foram escravizadas para construir o Brasil.

A relação é complicada desde que os bantos, primeiras populações negras a chegarem ao país, foram destinados ao trabalho pesado nas lavouras de cana-de-açúcar, café e mineração.

Também foram os primeiros a montarem as resistências quilombolas. Já os nagôs, chegados depois, sobretudo as mulheres, seguiram para os trabalhos na casa grande e se dedicaram aos serviços domésticos.

A abertura da noite ficará com o projeto Casalabê. O Concha Negra é uma iniciativa do Governo da Bahia que se compromete a fomentar a diversidade cultural da Bahia, suas tradições e patrimônios, garantindo o lugar da música afro-baiana na programação mensal da Concha Acústica.