Cinema / Televisão

Documentário inédito investiga a cultura de São Tomé e Príncipe

O Estado Crioulo de África reúne depoimentos de são-tomenses e imagens do país africano, que tem o português como língua oficial

Foto: Divulgação
TV
Cena do documentário

O questionamento de uma jovem sobre suas origens a leva em uma viagem de encontros e descobertas através de vários grupos sociais de São Tomé e Príncipe. A diretora Teodora Martins conversa com cidadãos nativos e imigrantes do país. As histórias e relatos revelam a percepção subjetiva de cada grupo quanto aos elementos culturais que compõem uma identidade ainda em construção em São Tomé e Príncipe.

O filme revela a beleza natural única do país, em imagens de praias, florestas tropicais e formações rochosas de origem vulcânica.

O documentário “O Estado Crioulo de África” está entre os selecionados pelo concurso internacional DocTV III, realizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A EBC e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/MinC) formam o polo brasileiro do concurso, que possibilitou a realização de nove documentários.

O programa busca estimular o intercâmbio e fomentar a produção audiovisual nos países se língua portuguesa. Integram a iniciativa Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Guiné Bissau, além de Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

 

Anote

Cine Verão CPLP : “O Estado Crioulo de África”

Inédito. 52 min. País: São Tomé e Príncipe. Ano: 2018. Direção: Teodora Martins. Realização: GS Produções. Classificação: 16 anos. 

Segunda-feira, 02 de março, às 23h30, na TV Brasil.