Política

Governo recua e quer enviar texto da reforma administrativa

Proposta prevê a alteração das regras para servidores públicos

Após sinalizar uma desistência nesta terça-feira (11) de enviar ao Congresso Nacional uma proposta própria de reforma administrativa, que prevê a alteração das regras para os servidores públicos, o governo recuou e decidiu novamente por mandar um texto.

O objetivo inicial era encaminhar apenas "sugestões" a um documento que já está tramitando. No entanto, a pressão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e de outras lideranças partidárias teria feito a administração de Jair Bolsonaro mudar de ideia. Para os parlamentares, a proposta precisa ainda obter a "digital" do governo, de acordo com o jornal "O Globo".

Maia disse ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), que é preciso decidir o que o governo quer da agenda de reformas. Segundo o blog da jornalista Andréia Sadi, o presidente da Câmara disse que, se o governo desistir de enviar uma proposta aos congressistas, a Câmara tratará apenas da reforma administrativa do Legislativo. Já Bezerra explicou à publicação que Maia disse que o governo precisa de uma "posição formal" para não ficar "parecendo que Paulo Guedes quer a reforma e o Planalto, não".

"Eu vou conversar com Paulo Guedes de novo, mas eu disse ontem a ele que precisamos observar os prazos, porque se não for até semana que vem, antes do carnaval, ficara difícil para aprovar antes do recesso do primeiro semestre", disse o líder do governo no Senado. Até o momento, ainda não há data para apresentar a proposta, conforme revelado por Bezerra.