No mês da Consciência Negra, a edição de novembro do Solar Music Festival traz grupos e bandas que pesquisam a mistura do jazz com ritmos afro-brasileiros, além de representantes da música black na Bahia, com destaque para as mulheres.
“O Solar é um espaço pilotado por uma mulher negra, em uma cidade de população majoritariamente negra”, afirma Andréa Nascimento, a chef que pilota a cozinha do Solar e é curadora do Festival.
“Falo isso pra deixar evidente que, para nós, o mês da Consciência Negra é uma celebração, um mês simbólico, uma festa que comemora o que temos de melhor.
As ações de promoção dos negros e de luta contra o racismo e todos os tipos de discriminação estão na formação das nossas equipes e na base do nosso trabalho”, ressalta.
Pensando nessa celebração, a curadoria da chef buscou grupos que trabalhavam com ritmos afro-brasileiros misturados ao jazz, a exemplo da Saravá Jazz Bahia. Além disso, cantoras como Mariella Santiago e TAINAH mostram o celeiro de talentos que é Salvador, com gerações diferentes e vozes marcantes.
Em Novembro, o Festival continua no dia 14 (quinta) com Alexandre Montenegro Trio no Solar Graça, a partir das 18h. Já no Solar Rio Vermelho, as apresentações acontecem às quintas e sextas-feiras, a partir das 20h30. Em Novembro, a programação segue no dia 14/11 com a prata da casa: a banda Bago de Jazz com sua bossa jazz. Na sexta (15/11), Artur Carneiro e Banda trazem jazz, R&B, soul e música brasileira.
Além do Festival de Jazz, os ouvintes poderão consumir as iguarias produzidas pela chef Andréa Nascimento, como o seu novíssimo cardápio de Primavera, que participa da Restaurant Week, além de bebidas com vinhos importados, cervejas artesanais e drinks autorais, com o conforto e o atendimento que são marcas do Solar.
Quem pensar em ir de carro para o Solar Rio Vermelho que fica na rua Fonte do Boi, pode contar com a conveniência de dois estacionamentos próximos, o do hotel Ibis e o do antigo Hotel Pestanta.
Nas duas unidades do Solar, Rio Vermelho e Graça, o couvert artístico do Solar Music Festival é de R$15 (quinze reais) por pessoa. Em cinco anos do Festival foram centenas de apresentações com os nomes mais conhecidos da música instrumental feita na Bahia. Com preços populares, o Festival se tornou um local para os músicos tocarem aquilo que eles têm vontade, além de ser um ponto de intercâmbio de estilos e de gerações diferentes de músicos e cantores.
Solar Music Festival – Programação Novembro
Solar Graça – 18h
14/11 quinta – Alexandre Montenegro Trio (jazz)
21/11 quinta – Luiza Britto e Cinho DaMatta (MPB Pop)
28/11 quinta – Mariella Santiago e Trio com o show Nouvelle Vague
Solar Rio Vermelho
14/11 quinta – Bago de Jazz (jazz e bossa jazz)
15/11 sexta – Artur Carneiro e Banda (jazz, R&B, soul e música brasileira)
21/11 quinta – Triat’uan Quarteto (jazz instrumental)
22/11 sexta – Saravá Jazz Bahia (afro jazz)
28/11 - TAINAH com Jelber Oliveira e Will Wagner no show Standart (jazz e música brasileira)
29/11 – PocketSound (clássico rock e pop)