Artes Visuais / Cidade

Exposição mostra o artesanato baiano

Com vários tipos de artesanatos produzidos na Bahia

Foto: Divulgação
Expo Campo Grande
Com 15 estandes, a mostra reúne artesanato produzido pelos instrutores do Centro de Formação Artesanal do Sesc e por artesãos

O Serviço Social do Comércio realiza a primeira edição da Expoartesanal, que visa mostrar o potencial artístico e econômico do artesanato, considerado como fonte geradora de renda e fomento para o turismo e cultura nos municípios baianos.

Ao dar visibilidade e oportunidade de negócios aos artesãos por meio de ações que estimulam o empreendedorismo e a economia solidária, o Sesc expõe vários tipos de artesanatos produzidos na Bahia e realiza, simultaneamente, ações sociais como palestras, oficinas, apresentações culturais e de ideias empreendedoras para o público em geral.

A Expoartesanal e Cultural Sesc acontece até 31 de agosto, das 8h30 às 16h, na Praça Dois de Julho (Largo do Campo Grande).

Com 15 estandes, a mostra reúne os mais variados tipos de artesanato produzidos pelos instrutores do Centro de Formação Artesanal do Sesc e por artesãos de Salvador, Saubara, Dias D’Ávila, Esplanada (Baixio), Feira de Santana, Ituberá, Jacobina, Maragogipe (Maragogipinho), Camacã, Mata de São João, Entre Rios (Porto Sauípe), Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Porto Seguro e Paulo Afonso. Para a realização deste evento, o Sesc conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, SEBRAE, SENAR, SENAC, Instituto ACM, Loja Colaborativa Negros Solidários, Connexão Life e Instituto Ceifar.

Localizado na Rua Francisco Muniz Barreto, 4/6, no Centro Histórico de Salvador, o Centro de Formação Artesanal do Sesc tem a finalidade de promover cursos que auxiliam na sociabilidade e proporcionam o aumento da autoestima, fatores essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Dentro dos segmentos de Valorização Social e de Desenvolvimento em Comunidades, os cursos são oferecidos nas modalidades de Corte & Costura, Artesanato, Trabalhos Manuais, Culinária e Apresentação Pessoal.

Atualmente, o Sesc atende em média 12.000 alunos por semestre no Centro de Formação e nos 80 Núcleos Comunitários da Região Metropolitana de Salvador, contribuindo para a formação e geração de renda.

Programação

-- 8h30 -    Início da exposição dos produtos
-- 8h30 às 11h30  - Oficinas de Pintura em Tecido, Bordado com Pedraria e Cerâmica Escultórica, com instrutores do Sesc
-- 9h - Palestra "O Artesanato e suas potencialidades nos Territórios de Identidade", com o coordenador de Fomento ao Artesanato da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Ribeiro de Almeida
-- 10h - Palestra “Empreendendo sua Carreira”, com a instrutora do Senac, Marta Santos
-- 11h - Desfile de trajes do projeto “No Mundo da Fantasia”, com integrantes do Grupo Fonte de Vida do Sesc (3ª Idade)
-- 13h30 - Bate-papo “Empreendedorismo nas Comunidades”, com o representante do Centro do Empreendedor Municipal
-- 14h - Apresentação musical com o Grupo Cama de Voz
-- 16h -   Encerramento