JB Cardoso

Violência contra idosos: 384 denúncias em Feira neste ano

Durante o Seminário Sobre Violência Contra a Pessoa Idosa, realizado nesta sexta-feira (14), o Núcleo de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa (NEVPI) apresentou dados significativos deste ano em relação ao tema.

De acordo com o órgão, somente este ano, o NEVPI recebeu 384 denúncias de maus tratos contra idosos. Segundo os dados, abandono, negligência, violência financeira e psicológica são os principais tipos de opressão sofrida pelos idosos de Feira de Santana

“Existem diversos tipos de violência que o idoso pode estar sofrendo, e é preciso que os profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais. Muitas vezes os profissionais se detêm a agressão física, mas para chegar a este ponto o idoso já sofreu outros tipos de violência”, ressaltou a referência técnica em saúde do idoso, Isabela Machado.

Denúncias

A rede municipal de saúde de Feira de Santana dispõe da ficha de notificação, emitida pela Vigilância Epidemiológica, nas unidades de saúde para a suspeita ou violência contra o idoso. “Não é necessário se identificar, o profissional preenche a ficha e encaminha para a Secretaria de Saúde, onde é fornecida as informações ao site ligado ao Ministério da Saúde, e NEVPI para averiguar a situação”, explica Isabela Machado.

Outros cidadãos podem denunciar qualquer ato de violência contra o idoso ligando para os números: 100, 156 ou 3223-5286.  “Ao perceber que o idoso está sofrendo violência é necessário que os vizinhos ou pessoas próximas denunciem. Não é necessário se identificar”, afirma a coordenadora do NEVPI, Monique Costa.


Abandono, negligência, violência financeira e psicológica são os principais tipos de opressão sofrida pelos idosos - Foto:Raylle Ketlly/SECOM

Roupas quentes e alimentos são distribuídos a moradores de rua

O frio que assola Feira de Santana já há algumas semanas atinge diretamente pessoas que não possuem abrigos e ficam ao relento. Para tentar minimizar o sofrimento desta gente a Prefeitura Municipal, através do programa Consultório na Rua efetuou doações de agasalhos, cobertores e alimentos aos que foram localizados. A ação ocorreu na noite da última terça-feira, dia 12.

“Inicialmente a ação estava programada para acontecer somente na praça central, porém, com a chuva, não conseguimos encontra-los e então nos dirigimos até eles”, explica a enfermeira coordenadora do programa, Darlene Santos. Por conta disto os profissionais de saúde percorreram os principais pontos de concentração dos moradores de rua, como: Cidade Nova, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Presidente Dutra e a Praça João Pedreira.

Mas a solidariedade não precisa ser só do Poder Público. O auxiliar administrativo Thiago Souza entende que este é um dever de toda a sociedade. Por isto foi também às ruas estender as mãos a quem precisa. “Tenho um projeto de ação social chamado Friends Ações Solidárias, que promove sempre ações desse tipo. A gratidão dessas pessoas em situação de rua é o que nos mobiliza”, declarou.

Qualquer pessoa pode fazer doações.

O programa Consultório na Rua continuará entregando os agasalhos e cobertores em todas as ações. “O mês de junho é marcado por muitas chuvas e frio, pretendemos estender essa doação durante todo o mês”, afirma Darlene Santos. A Secretaria de Saúde está à disposição para receber as doações na Atenção Básica de segunda a sexta das 8h às 12h e 14h às 17h, até o final de junho.

O programa Consultório na Rua realiza atendimentos de saúde a pessoas em situação de rua. A equipe conta com médico, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e enfermeiro.


A ação ocorreu na noite da última terça-feira, dia 12 - Foto: Raylle Ketlly/SECOM

Bahia de Feira tem que vencer no Tribunal e no campo

Uma punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) deixou o Bahia de Feira eliminado da Série D. O Tremendão perdeu três pontos por ter escalado indevidamente o volante Edimar na primeira partida da Série D deste ano. O problema é que Edimar havia sido expulso no último jogo da Série D de 2018, quando atuava pelo Vitória da Conquista. A punição deveria ter sido cumprida no primeiro jogo deste ano, o que não aconteceu.

O clube feirense recorreu e espera reverter a decisão do Tribunal. Se conseguir, vai a campo dia 19, quarta-feira, para a primeira partida contra o América de Pernambuco.

Fluminense empata em Pernambuco e decide vaga em casa

O Touro do Sertão foi ao Pernambuco e arrancou um empate em 1 a 1 contra o Salgueiro. Peixoto marcou para o Fluminense e Muller Fernandes empatou para os donos da casa.

Agora a vaga à próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro será decidida na próxima quinta-feira, feriado, 20 de junho, às 17 horas, no Estádio Joia da Princesa.