JB Cardoso

Dengue: mais de 1.300 casos confirmados em Feira neste ano

O clima atual, com muita chuva e sol, favorece a proliferação do mosquito transmissor

“Nós temos até esta última semana, um total de 8810 casos notificados, com suspeita de dengue no município de Feira de Santana. Confirmados nós temos 1325 casos. Esses casos confirmados foram tanto pelo exame clínico, como epidemiológico. É importante salientar que esse número alto de notificações mostra que as unidades de saúde estão sensíveis para detectar a suspeita da doença”. A declaração é de Neusa Santos, supervisora do Viep (Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde), ao site Acorda Cidade.

A supervisora ressaltou que tão logo seja detectada uma suspeita de dengue, as medidas de prevenção e controle são tomadas, como reforço na hidratação e manejo clínico adequado do paciente.

 “A característica clínica de dengue às vezes confunde com outra virose. Dengue mata, pode matar rápido e em cinco dias o paciente pode evoluir com piora. Por isso é importante estar atento. Toda virose o paciente desidrata e a febre pode fazer desidratar muito. Com a dengue isso acontece mais rápido porque acontecem mecanismos internos no sistema de circulação do paciente. Ele perde líquido do vaso sanguíneo e pode evoluir em poucos dias para o choque hipovolêmico. Então por isso que todos os pacientes com sintomas de virose, dengue, zika e chikungunya a gente trata todos como dengue, independente de chegar o resultado do exame”, explicou Neusa.

O clima atual, com muita chuva e sol, favorece a proliferação do mosquito transmissor. Com a chuva ocorre a eclosão dos ovos e o calor ajuda no desenvolvimento do inseto. “É de fundamental importância que a comunidade seja uma aliada no combate do mosquito e também aconteçam as ações de controle e prevenção”, ressalta. “Que cada um seja fiscal para dificultar a proliferação desse vetor. É uma batalha porque não tem como erradica-lo. Ele se adapta muito fácil e está em todo o país convivendo com os seres humanos. Mas, podemos evitá-lo fazendo a fiscalização”, finalizou.

Ciclovias de Feira serão adaptadas para patinetes

As futuras ciclovias a serem implantadas em Feira de Santana devem seguir uma tendência mundial: elas serão adaptadas para o uso além das bicicletas, contemplando também outro veículo de locomoção que vem ganhando significativo espaço no Brasil e em outros países, a patinete elétrica. A sugestão está sendo apresentada para integrar o Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico do Município, cuja elaboração se encontra em curso.

“As ciclovias não são mais concebidas visando exclusivamente as bicicletas. Estamos acompanhando, mundo afora, e aqui no Brasil com grande desenvoltura em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o uso desse equipamento de mobilidade pelos usuários da patinete elétrica, novo meio de locomoção que surge com muita força e em pouco tempo mais estará presente na nossa realidade”, diz o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Feira de Santana, Antonio Carlos Borges Júnior.

Isaias de Diogo pede interdição de complexo policial

Durante o pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (05), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Isaías dos Santos (PSC) cobrou da Prefeitura a interdição do Complexo Policial Investigador Bandeira, pois, segundo ele, as condições do local são favoráveis à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. De acordo com o edil, o Complexo Policial - localizado no conjunto Jomafa - é um dos grandes responsáveis pela proliferação do mosquito em virtude do abandono e acúmulo de veículos. Isaías de Diogo afirma que “mais de centenas de pessoas estão sendo infectadas pelo mosquito” e solicita urgentemente o direcionamento da vigilância epidemiológica e da vigilância sanitária para a interdição do local.

São João de São José escolhe as majestades neste sábado

Doze candidatas estão na disputa para majestades do São João de São José, no distrito de Maria Quitéria. Elas já passaram pela pré-seleção e neste sábado, 8, serão escolhidas a rainha e as princesas da festa. O concurso será realizado no Espaço Cultural de Eventos Ray e Lay, a partir das 20h.

Comunique-se

Entre em contato com Fala, Feira!

WhatsApp: 75 98185 9322
Facebook.com/Fala-Feira
Instagram:
@portalfalafeira