Turismo

Guias de Turismo anunciam novo congresso no Espírito Santo

A edição baiana apresentou uma Salvador renovada a todo o Brasil

Foto: Diney Araújo

O Espírito Santo será a sede do próximo Congresso Brasileiro de Guias de Turismo CBGTUR, em sua quadragésima edição. Durante a festa de encerramento do CBGTUR 2019, sediado na Bahia, na Praça Tereza Batista, além de recepcionar os congressistas, os organizadores da edição capixaba revelaram o que estão começando a preparar para  receber os guias de todo o Brasil.

Felipe Correia, diretor de Turismo pela Companhia de Desenvolvimento e Inovação de Vitória, afirmou que um trabalho de preparo para a recepção dos congressistas, junto ao setor de turismo capixaba já começou, e enfatizou que além da hospitalidade, Vitória do Espírito Santo tem muito a mostrar :  ?a cidade é completa. Tem Centro Histórico, Mata Atlântica manguezais preservados, praia a montanha?, conta ele orgulhoso.

Já Marco Antônio Gutiols, vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo, que com a Federação organizará o encontro em 2020, chamou a  atenção para a música que servia de trilha sonora para a festa, ?Eu quero ter um milhão de amigos?, do também capixaba Roberto Carlos, para ilustrar qual será o clima do congresso no Espírito Santo, nesta primeira vez que  sedia o encontro.

Com cerca de 700 participantes de 24 dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e a presença internacional de representantes das federações de guias de turismo do Peru e da Bolívia, o Congresso Brasileiro de Guias de Turismo CBGTUR 2019 foi realizado de 22 a 26 de maio no Pestana Convento do Carmo e na Igreja da Ordem Primeira do Carmo e foi avaliado como um sucesso pelos participantes e por quem realizou.

Sucesso na Bahia - Silvana Rós, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia, afirmou que os resultados foram extremamente positivos, especialmente neste momento em que Salvador se reposiciona como um destino especial para a realização de eventos. Para Silvana, a Bahia também mostrou que pode comportar um evento de porte em seu Centro Histórico. Henrique Dantas, presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil ? FENAGTUR, se declarou muito satisfeito com os resultados e destacou a escolha das palestras que diversificadas, falaram da cultura, da variedade de etnias brasileiras, mas também da formação profissional dos guias.  

Palestras, city tours, vistas técnicas, mostra e shows marcaram a edição baiana, que teve um forte viés cultural, já que teve como tema a frase ?Guias de Turismo  Valorizando Etnias Brasileiras?. Os secretários de Turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco, e de Salvador, Claudio Tinoco, foram palestrantes do congresso, que também discutiu os rumos da profissão em relações às mudanças nas leias trabalhistas e o impacto das inovações tecnológicas no mercado de trabalho, além de turismo religioso de matrizes africana e católica e o turismo de comunidade..

As visitas técnicas aconteceram durante o final de semana e levaram os guias de todo o Brasil a destinos turísticos baianos como Morro de São Paulo, Cachoeira e Praia do Forte.

Sobre o CBGTUR 2019 - A 39ª edição do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo CBGTUR teve como como tema principal ?Guias de Turismo  Valorizando Etnias Brasileiras?. Promovido pela Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil ? FENAGTUR e organizado pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia - SINGTUR-BA, o evento promoveu palestras, mostras, city tours e visitas técnicas.

Tombada em 1938 como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Ordem primeira, abrigou as palestras que aconteceram pela manhã e à tarde. Cedido pela Arquidiocese do Salvador para a realização do encontro, o monumento ganhou assim - como é tendência mundial e acontece com outros prédios históricos de Salvador ? uma função social ampla ao abrigar um encontro nacional de guias de turismo