Cinema

Começa dia 6 em salvador o Festival Varilux de Cinema Francês 2019

No ano em que comemora 10 anos, o Festival alcança a marca de um milhão de espectadores

Foto: Divulgação

O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 6 a 19 de junho em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa.

No ano em que completa dez anos, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

Nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro. E não foram apenas os fãs, admirados das produções francesas. Mas também um espectador comum, interessado na diversidade cultural.

O festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.

O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas.

Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

Sobre a edição em Salvador

Em Salvador a pré-estreia do Festival Varilux foi realizada no dia 3 de junho, às 19h30 no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em um evento somente para convidados e com participação do diretor do filme “Cyrano Mon Amour”, Alexis Michalik.

A partir do dia 6 de junho a programação nacional fica disponível em cinco cinemas parceiros da iniciativa na cidade: Cinépolis do Shopping Bela Vista; Cinema do Museu, Cine Paseo e Cinema da UFBA, do Circuito Saladearte; e no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

“Já estamos acostumados, a bem da verdade, com a enxurrada de vitalidade injetada por um cinema francês pulsante e inovador, que chega as nossas telas graças a uma curadoria atenta com o que há de mais interessante sendo produzido!

O Festival Varilux do Cinema Francês já virou tradição. Das mais aguardadas pelos cinéfilos baianos”, comenta Cláudio Marques, diretor do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

Filmes como “Graças a Deus” (Grâce à Dieu), de François Ozon, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, “Asterix e o Segredo da Poção Mágica” (Astérix – Le Secret de la Potion Magique), “A Revolução em Paris” (Un peuple et son Roi) e o clássico “Cyrano de Bergerac” com Gérard Depardieu constam na lista de obras exibidas, completa aqui: http://variluxcinefrances.com/2019/filmes/.

“O Festival Varilux de Cinema Francês é a festa da amizade entre o Brasil e a França – e ficamos felizes em poder compartilhar esse amor pelo cinema com os soteropolitanos, bem como trazer essas obras para mais perto dos alunos de nossa instituição”, declara Mamadou Gaye, diretor da Aliança Francesa Salvador.

Inclusive, alguns soteropolitanos empreendedores e apaixonados pela França fazem parte da lista de apoiadores locais do evento, a exemplo do tradicional restaurante de gastronomia francesa Chez Bernard; os hotéis Ibis e Mercure da rede Accor, localizados no Rio Vermelho; o restaurante Villa Bahia, cujo chef foi eleito melhor do ano pela revista VEJA em 2016; o restaurante Casa de Tereza, responsável pela cozinha regional de requinte; Ana Paula Gordilho Pessoa Advogados Associados e o Clube Correio.

Além do patrocinador principal a Essilor/Varilux, estão o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura/RJ, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura/RJ por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.