Brasil / Famosos

Morre o cantor Gabriel Diniz após queda de avião em Sergipe

Avião caiu em Estância, região Sul de Sergipe, nesta segunda-feira

Foto: Divulgação
O cantor ia de Salvador para Maceió
O cantor ia de Salvador para Maceió

Um avião bimotor , que conduzia o cantor Gabriel Diniz, cantor famoso pelo hit "O nome dela é Jenifer", caiu em Sergipe na manhã desta segunda-feira (27).

A foto mostra a última imagem do cantor, a bordo do avião, que caiu em um mangue localizado no povoado Porto do Mato, em Estância (SE), na região Sul de Sergipe.

3 pessoas morreram, de acordo com a Polícia Militar (além do cantor, os pilotos Linaldo Xavier Rodrigues e Abraão Farias).

Linaldo Xavier tinha três anos de experiência como piloto e Farias pilotava desde 2012.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE) os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML), em Aracaju.

O diretor do IML, José Aparecido Cardoso, disse que os 3 corpos apresentam politraumatismo. "Todos estavam bem machucados. Trauma torácico, trauma abdominal e várias fraturas." 

Os corpos "estavam dentro da aeronave e com muitas escoriações", de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilfran Mateus.

Moradores da região localizaram o passaporte do cantor.

Uma moradora disse que o avião passou por cima da casa dela e caiu em seguida. Foi ouvido um estrondo na região. O trem de pouso da aerovane chegou a bater em uma das casas e um dos pneus ficou na porta de uma das residências.

O avião saiu de Salvador e ia para Maceió (o cantor fez uma apresentação na cidade baiana de Feira de Santana na noite deste domingo).

Gabriel Diniz antecipou a viagem porque queria fazer uma surpresa para a noiva, a psicóloga alagoana Caroline Calheiros, que completou 25 anos no domingo.

Os pais e uma irmã do cantor já estavam em Maceió, para participar das comemorações.

O velório do cantor Gabriel Diniz será nesta terça-feira (28) no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, confirmou o secretário de esportes da Paraíba, Hervásio Bezerra.


Gabriel Diniz no show em Feira de Santana - Instagram/Reprodução

Na sexta-feira (24) ele havia se apresentado em uma festa de casamento em Caruaru (Pernambuco) e a partir de quarta-feira (29) tinha apresentações confirmadas em São Paulo (2), nas cidades de Afrânio (Pernambuco), Areia Branca (Sergipe), Salvador (Bahia) e Belém (Pará).


Passaporte de Gabriel Diniz encontrado no local do acidente

Nota oficial

A produtora do cantor divulgou nota.

"A Luan Promoções, familiares, fãs, amigos e equipe estão todos muito abalados com está triste notícia que pegou todos de surpresa nessa manhã, 27. Com muito pesar confirmamos a morte do Gabriel Diniz. O cantor estava em um bimotor que caiu no sul do estado de Sergipe no começo dessa tarde. Sua alegria estará para sempre em nossos corações! Não deixaremos perder a sua irreverência jamais, você conquistou uma nação com o seu trabalho e carisma!", diz a nota.

A queda do avião será investigada pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com sede no Recife e que abrange o estado de Sergipe.

Segundo documentos achados no local do acidente ao lado do passaporte de Gabriel Diniz, a aeronave é um bimotor Piper prefixo PT-KLO, fabricado em 1974, registrado em nome do Aeroclube de Alagoas.

A aeronave, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só pode ser usada para voos de instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil, segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil. Isso significa que não podem ser utilizadas para táxi aéreo, por exemplo.


Local da queda do avião


Moradores ajudam no resgate dos corpos - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A assessoria de imprensa do aeroclube informou que o avião estava com a manutenção em dia e em perfeito estado de conservação.

A Aeronáutica divulgou um comunicado, segundo o qual "investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizarão a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave".

A ação inicial é "o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos".

 

Quem era Gabriel Diniz

O cantor tinha 28 anos e nasceu em Campo Grande (MS), mas foi criado em João Pessoa (PB).

Ele ficou conhecido nacionalmente em 2019 com a música "Jenifer", sobre uma mulher encontrada na plataforma de relacionamentos Tinder.

Antes, ele havia gravado as músicas "Paraquedas", com Jorge e Mateus (18 milhões de visualizações no YouTube) e "Acabou, acabou", com Wesley Safadão (62 milhões).

Sua carreira começou ainda na adolescência, em uma banda de garagem com amigos de escola.

Veja o clip oficial de Jenifer

Em nota, a Universal Music Brasil, gravadora de Gabriel Diniz, disse que ele era "um dos maiores artistas em ascensão no Brasil, talentoso demais". O presidente da gravadora, Paulo Lima, assina a nota.

O presidente Jair Bolsonaro lamentou, no Twitter, a morte do cantor e dos outros dois ocupantes da aeronave: "Meus sinceros sentimentos às famílias das vítimas", escreveu o presidente.

Outros cantores que morreram em acidentes

-- Em 1993 - Jessé
-- Em 1995 - Gonzaguinha, cantor e compositor
-- Em 1996 - O grupo Mamonas Assassinas
-- Em 1997 - João Paulo, cantor sertanejo
-- Em 1997 - Chico Sciente, cantor e compositor
-- Em 1997, a cantora Maysa
-- Julho de 2002 - Claudinho, funkeiro
-- Junho de 2015 - Cantor sertanejo Cristiano Araújo