Bahia / Empregos

Estado convoca candidatos do concurso para auditor fiscal

O concurso tem validade de um ano

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (17/5) a convocação para as provas objetiva e discursiva do concurso público de auditor fiscal, que serão realizadas no dia 26 de maio, em Salvador, nos turnos matutino e vespertino.

Os inscritos serão informados sobre os locais de prova por meio de cartão informativo, que será enviado por e-mail e também poderá ser consultado no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (FCC), por meio do endereço www.concursosfcc.com.br. 

O candidato somente poderá realizar as provas no local e horário indicados no cartão informativo. Caso não receba o documento até três dias antes do dia 26, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da Fundação Carlos Chagas, como orienta o edital de convocação. Lançado em fevereiro deste ano, o concurso conta com 60 vagas, sendo 24 são para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; 17 para Tecnologia da Informação; e 19 para Administração Tributária.

No período da manhã será aplicada prova objetiva de conhecimentos gerais, com fechamento dos portões às 8h30. Com duração de três horas, a avaliação contará com 60 questões e os candidatos poderão levar o caderno depois de transcorridas 2h30 da avaliação. Na parte da tarde serão realizadas as provas objetiva e discursiva de conhecimentos específicos.

Os portões serão fechados às 14h e as provas terão duração total de quatro horas e trinta minutos, somando 55 questões objetivas e uma discursiva. O caderno poderá ser levado pelos candidatos depois de 4h de prova.

O acesso às salas será permitido mediante a apresentação do documento de identificação oficial com foto, impresso e em bom estado de conservação, além do cartão informativo. O candidato deverá comparecer à prova portando caneta esferográfica, na cor azul ou preta, de material transparente.

É vetado o uso de materiais de consulta e de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos fiscais. Outros regramentos voltados à aplicação das provas podem ser consultados no edital de abertura de inscrições.

A próxima etapa do concurso, prevista neste mesmo edital, compreendem a prova de títulos, com participação dos candidatos habilitados na prova discursiva de conhecimentos específicos.

A divulgação dos resultados do certame – seja de cada uma das provas quanto de todas as publicações previstas em edital – será feito conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz), no Diário Oficial do Estado (DOE).

O concurso tem validade de um ano, podendo ser renovado por igual período. 

Polícia Civil

O Estado também publicou convocação para entrevista devolutiva de 16 candidatos que concorrem a vagas do concurso público da Polícia Civil baiana. A entrevista devolutiva é um procedimento associado à quinta etapa do certame, o exame psicotécnico, realizados em abril deste ano, com o objetivo de apresentar as razões para a inaptidão do candidato. A convocação também estará disponível no site da organizadora do certame, a Fundação Vunesp.

De acordo com a convocação desta sexta-feira (17), as entrevistas devolutivas serão realizadas em Salvador, no dia 2 de junho. O procedimento tem caráter informativo, sendo conduzido por psicólogo habilitado que irá apresentar as razões da não indicação do candidato. Em outras palavras, não serão discutidos aspectos técnicos do exame psicotécnico muito menos será realizada uma nova avaliação, permanecendo inalterado o resultado desta etapa do certame. 

Os candidatos deverão comparecer ao local indicado no edital de convocação pelo menos trinta minutos antes do horário indicado, portando documento de identificação oficial com foto e em bom estado de conservação. Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos no local da realização da entrevista devolutiva e o procedimento não será realizado fora do local, data e horário informados ao candidato. 

O desempenho individual dos candidatos que realizaram a quinta etapa do certame, participantes ou não da entrevista devolutiva, estará disponível para consulta no site da organizadora. Interposição de recursos poderá ser impetrada nos dias 3 e 4 de junho, observando o previsto em edital. Lançado em 2018, o concurso público é realizado de forma conjunta pela Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil da Bahia. 

Professores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou, na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial (DO), a nova lista de professores da Educação Indígena, da Educação Básica e da Educação Básica do Campo que foram convocados para exercer as suas funções pedagógicas em escolas da rede estadual de ensino.

No total, foram chamados, por ordem de classificação, mais 57 profissionais, selecionados por meio de Processo Seletivo Simplificado de Seleção Pública pessoal temporária, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). 

Neste edital foram convocados 18 professores da Educação Indígena, que irão atual nos colégios estaduais Indígena Tupinambá de Abaeté, no distrito de Santana, em Ilhéus, e Indígena Coroa Vermelha e anexos, no distrito de Meio da Mata, em Porto Seguro.

Estes educadores da Educação Indígena, que se somam aos 150 convocados na semana passada, devem comparecer na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) a que pertence o município para o qual foram aprovados, no prazo de dez dias úteis, a partir da data de publicação do edital de convocação no DO (16/5), nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, munidos de documentos originais e fotocópia, conforme estabelecido no edital de convocação.

Da mesma forma, os 39 professores da Educação Básica e da Educação Básica do Campo convocados terão o prazo de dez dias úteis para o comparecimento, no caso, na Secretaria da Educação do Estado (Av. Luiz Viana Filho, n° 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia), 1º andar, sala 138, também das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.