JB Cardoso

Feira de Santana é a 14ª cidade mais violenta do mundo

Feira de Santana, com 609 mil habitantes, figura em 14º lugar numa lista nada favorável: a das 50 cidades mais violentas do mundo. O estudo foi realizado pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, uma organização civil com sede no México e especializada em temas de segurança, e computa o número de homicídios ocorridos em 2018.

A segunda maior cidade da Bahia apresentou, segundo o estudo, mais de 63 homicídios para cada 100 mil habitantes no período avaliado. Acima de Feira de Santana está Cancun, no México, com 64,47 homicídios para cada 100 mil habitantes. Imediatamente abaixo de Feira está St. Louis, no Estados Unidos, com uma taxa de 60,59 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes em 2018.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, responsabiliza o Governo da Bahia, pela classificação de Feira de Santana no ranking. O prefeito, que já foi deputado federal, pede ainda mais apoio da União "nessa batalha que o Estado da Bahia vive para reduzir a violência, sem ter logrado êxito". Colbert afirma que a Prefeitura vem atuando, oferecendo mais escolas, na busca de uma melhor formação das futuras gerações, além de colaborar através da Guarda Civil Municipal.

Através de sua Assessoria de Comunicação, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia disse que “desconhece a metodologia utilizada pela organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México na produção de rankings de violência no país”. Porém, a secretaria “garante que o município de Feira de Santana teve números decrescentes de Crimes Violentos Letais Intencionais nos anos de 2017 e 2018”.

De acordo com a secretaria, “em 2019 já apresenta redução de 28% no período entre 1 de janeiro a 31 de março. Se comparado ao ano passado, quando ocorreram 100 CVLIs nos três primeiros meses, 2019 teve a preservação de 28 vidas, visto que foram contabilizadas 72 mortes. O mês de abril também tem apresentado diminuições de crimes contra a vida, passando de 15 casos para apenas três na primeira semana do mês”.

Final do Baianão: Tremendão treina e ingressos estão à venda

Começa no próximo domingo, dia 14, as finais do Campeonato Baiano de 2019. O Bahia de Feira recebe seu homônimo, o Bahia de Salvador, no Estádio Joia da Princesa, a partir das 16 horas. A intenção do grupo é conquistar uma boa vitória para o Tremendão chegar na partida final, dia 21, na Arena Fonte Nova, com uma boa vantagem.

Os ingressos para o primeiro jogo estão disponíveis em três pontos de venda: Arena Cajueiro (sede do Bahia de Feira), Central Mix do Boulevard Shopping e Central Mix da Galeria Maria Luiza. Crianças com idade até 11 anos, 11 meses e 29 dias não pagam ingresso.

Paixão de Cristo será encenada no Parque da Cidade

Está em montagem, durante esta semana, o cenário para a encenação da Paixão e Morte de Cristo no Parque da Cidade, junto ao Conjunto Feira VII. O espetáculo, tradicional no período de Páscoa, será apresentado nos dias 12, 13 e 14 de abril, sob responsabilidade do Grupo Teatral Renascer e Nova Judéia do Sertão.

A peça teatral resgata uma tradição secular e vem sendo apresentada em toda a Bahia por artistas feirenses, sob a coordenação da fundadora Isa Miranda e de Fábio Bitencourt, que também interpreta Jesus Cristo, desde 1987.